Mais espaço na mídia para o treinamento funcional. Nessa matéria do site Bolsa de Mulher encontrei entrevista com o professor de algumas atrizes da globo. Bem interessante, e pelo que a tendência esta mostrando o futuro do fitness é o TREINAMENTO FUNCIONAL, e um dos seus diferenciais é que podemos realizar nosso treino também fora da academia, ao ar livre.
A última novidade nas grandes academias do Brasil é o Treinamento Funcional. São exercícios diferentes feitos com equipamentos e materiais específicos, como bolas de fitball, medicine ball, bosu, pranchas, elásticos, giro-plano, mini-trampolim, halteres e pequenas rampas. Mas, na verdade, o Treinamento Funcional não é uma invenção de agora - afinal, a funcionalidade do corpo humano já foi uma questão de sobrevivência do homem primitivo. A "roupagem" e o processo de treinamento é que foram determinados recentemente.
Os exercícios funcionais estimulam a concentração; desenvolvem a coordenação, a força, o equilíbrio, a resistência muscular, o ritmo, a agilidade e a flexibilidade; melhoram a postura; previnem lesões e melhoram a performance nos esportes
Trata-se de uma técnica de treinamento físico focada no desenvolvimento de um sistema neuromuscular integrado, cujo objetivo principal é tornar o corpo humano uma máquina de locomoção mais eficiente. É um método de treinamento de força que se baseia no princípio da instabilidade mecânica para gerar estímulo sensório-motor. Por exemplo: um agachamento feito no solo exige apenas força para superar a resistência da carga a ser levantada e da força da gravidade. Agora imagine o mesmo exercício executado em uma cama elástica e mole? Acrescenta-se a instabilidade, o que recruta mais fibras musculares, de forma mais global e intensa, aumentando a dificuldade do exercício.
Os exercícios funcionais estimulam a concentração; desenvolvem a coordenação, a força, o equilíbrio, a resistência muscular, o ritmo, a agilidade e a flexibilidade; melhoram a postura; previnem lesões e melhoram a performance nos esportes. Em relação à estética, existem ganhos significativos decorrentes do trabalho de força, com destaque para a musculatura abdominal, que fica mais definida e sem aquela "barriguinha" saliente. Tudo isso graças a estímulos específicos em músculos pouco trabalhados em exercícios abdominais comuns.
O uso do treinamento funcional exige a supervisão direta de um profissional habilitado e de uma base razoável de treinamento com musculação. É um método altamente complexo, desafiador e, por isso, muito extenuante, principalmente nas primeiras sessões. As pesquisas indicam o treinamento funcional para a reabilitação de atletas lesionados, programas de atividade física para a terceira idade, para a prevenção de lesões e para aprimorar o condicionamento neuromuscular de diversos esportistas.
Portanto, mergulhe nesta nova onda das academias. Seu corpo agradece.Marcello Barbosa é professor de educação física, coordenador geral da Equipe Personal Vip – Consultoria em Fitness. É personal trainer das academias Companhia Atlética e A!Bodytech, no Rio de Janeiro, e de artistas como Angélica, Grazi Massafera, Juliana Silveira e Sthefany Brito.
http://www.bolsademulher.com/corpo/materia/Novidade_nas_academias/52557/1?ori=rss
Gostou e ficou curioso? Não perca tempo e venha praticar com quem sabe e é especialista.
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039/3337-8924
fabianopiassarollo@terra.com.br
sábado, 6 de dezembro de 2008
Treinamento Funcional na Mídia
Marcadores:
Aparelhos Funcionais,
bola suíça,
Bosu,
Exercício físico e saúde,
Treino Funcional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!