quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Funcional potencializando os resultados.

O treinamento funcional já existe há muito tempo, é uma mistura de diversas técnicas de treinamento, porém, agora a mídia e a crescente procura de atletas e alunos pela prática aumenta sua exposição. O príncipio é treinar os movimentos e habilidades funcionais vitais para o ser humano, tudo em um mesmo exercício.E isso valoriza o seu tempo em cada sessão, potencializando os resultados.






FORÇA
Pressionada pela gravidade, a musculatura precisa dar conta de estender as pernas, erguer o tronco e levar o braço que carrega um pesinho para cima. O exercício trabalha um grupo muscular na seqüência do outro. A cadeia inteira sai fortalecida. Detalhe: em um mesmo exercício a força, o equilíbrio e a coordenação são desenvolvidas, e o melhor, no mesmo exercício coxas, abdômen, ombros e trapézios são trabalhados.



OUTRAS HABILIDADES


Durante o treinamento funcional, o aluno faz muitas repetições. Há também um aumento progressivo das cargas. Com isso são desenvolvidas a resistência e a velocidade. O corpo passa a agüentar mais esforço por mais tempo e ainda ganha agilidade.









FLEXIBILIDADE



Chega de tédio. Neste exercício, braços, abdômen e pernas são alongados de maneira integrada e dinâmica. O estica-e-puxa começa em um lado do corpo e termina no outro — o tronco gira para que o pé se aproxime do braço oposto. Isso aumenta a mobilidade articular e treina a coordenação. Detalhe: este movimento trabalha musculatura interna das coxas quando está esta se deslocando sobre a outra para ir em direção a mão, e no retorno o glúteo e a lateral da coxa, além do abdômen, principalmente os oblíquos (laterais).








COORDENAÇÃO


Os deslocamentos para os lados — frente, atrás, direita e esquerda — treinam a coordenação. Como os braços estão ocupados, segurando o bastão nas costas, a pessoa perde a referência de espaço, um truque para exercitar o equilíbrio. Os agachamentos, por sua vez, fortalecem as coxas. Detalhe: a coxa da perna que esta estendida é alongada, enquanto o outro lado é exigido fortemente, outro exemplo de força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio no mesmo exercício.






A paulistana Beatriz Resende de Andrade, de 28 anos, é professora da pré-escola. "Passo o dia me agachando e carregando meus alunos de 2 anos no colo", conta Bia. O treinamento funcional foi uma mão na roda para deixá-la forte e resistente, apta a encarar o pique da criançada. "A vantagem é que não enjoa porque aprendo exercícios novos a cada treino", conta Bia, que freqüenta a Academia Única, em São Paulo, cinco vezes por semana.
Fonte: site da revista Saúde é Vital.
Gostou? Venha praticar!
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039/3337-8924

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!