quinta-feira, 31 de março de 2011

Potência no treinamento

Treinar para desenvolver a potência é muito importante, pois essa habilidade é fundamental para a realização das atividades de vida diária, porém, essa é uma habilidade muito negligenciada na maioria das academias. Parece haver preconceito entre profissionais de educação física e alunos quando se fala em potência, e é raro ver esse trabalho sendo aplicado nas academias aqui de Porto Alegre, são raros os colegas que desenvolvem treinamento de potência por aqui. Talvez até em função disso, causa certo espanto alguns exercícios que aplico em meus alunos.

Mas o fato certo, é que um trabalho de potência, quando bem aplicado, com a progressão correta, só traz inúmeros benefícios, até mesmo para indivíduos que não são atletas. O treinamento de potência é altamente proprioceptivo, gerando respostas excelentes no controle motor e ativação muscular. Se pensarmos em condicionamento, o treino de potência é muito importante, elevando o consumo energético, e nesse ponto muitas pesquisas e livros americanos apontam para o que se chama de CST, cardio strength training, ou traduzindo, treinamento de força cardiovascular. E em se tratando de CST, um dos profissionais que atua muito com esse forma de treinamento é o Robert dos Remedios, com uma bateria de exercícios que "detonam", tornando o rendimento do treino fantástico.

E para trabalhar a potência temos diversas possibilidades, utilizando barras, como nos levantamentos olímpicos, halteres, kettlebels, medicineballs, TRX, cordas e o próprio corpo. O resultado é ótimo e o treino torna-se um desafio constante.

No curso de Treinamento Funcional dos dias 14 e 15 de maio em Porto Alegre, vou abordar muito treinamento de potência. Participem e saiam da rotina de treinos de força em aparelhos, elevando o rendimento de seus alunso e atletas. As inscrições já estão abertas na academia Aerostep Studio. Maiores informações é só entrar em contato por meu e-mail.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br

  

quinta-feira, 17 de março de 2011

Curso de treinamento funcional em maio...



... terá também uma boa dose de treinamento em supensão, com diversos exercícios, voltados para desenvolvimento de força, resistência, equilíbrio e também para  o metabolismo cardio. A data do curso é dia 14 e 15 de maio em Porto Alegre na Academia Aerostep Studio.

Maiores informções em breve, ou por e-mail, entrem em contato.


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Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br

quarta-feira, 16 de março de 2011

CURSO DE TREINAMENTO FUNCIONAL Porto Alegre maio de 2011


A data  do primeiro curso de Treinamento Funcional para a Performance e Qualidade de Vida está definida. O curso ocorrerá nos dias  14 e 15 de maio na Academia Aerostep Studio em Porto Alegre. Para todos que tiverem interesse entrem em contato que envio o cronograma e valor da inscrição.

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Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br

sexta-feira, 4 de março de 2011

Agachamento e lateral na bola cravo

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Acima vídeo gravado por meu aluno, onde mostrava para o mesmo a execução de um agachamento com levantamento lateral sobre a bola cravo. Particularmente adoro trabalhar com a bola cravo, pois ela ativa  muito os proprioceptores dos pés, atuando por toda a fáscia plantar, o que acaba por ativar toda a linha superficial posterior (conceito de trilhos anatômicos), por isso o melhor é utilizá-las sem calçado.

Devido à alta exigência de equilíbrio, a utilização bola cravo não permite cargas elevadas, mas o efeito é compensado por uma ativação maior de músculos para garantir estabilidade no movimento. Os cravos podem gerar desconforto em alguns alunos, porém o efeito relaxante após o uso é fantástico. Aparelho de qualidade, resistência e barato, vale a pena utilizar a bola cravo no treinamento funcional.

Semana que vem devo definir a data do próximo curso de treinamento funcional em Porto Alegre, feito isso já informarei por aqui. Quem tiver interesse também pode mandar e-mail.

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Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"

quarta-feira, 2 de março de 2011

Agachamento com pressão de ombros no Bosu

Hoje partilho com vocês mais um vídeo de exercício funcional. Aqui a opção foi trabalhar o membro superior de forma unilateral, fato que, nesse movimento vai exigir muito mais controle e equilíbrio, além de acusar desequilíbrios musculares ou determinar correção de padrões de movimentos incorretos.

O exercício funcional do vídeo é um agachamento com pressão do ombro, neste caso, realizado no bosu, onde teremos maior dificuldade em função da instabilidade. Além da instabilidade, adicionar explosão, torna esse movimento como componente de uma sessão CST (cardio strength training). Particularmente, há muito tempo meus alunos vem treinando em CST, pois dessa forma, acredito potencializar seu tempo na academia, colocando mais exercícios no treino, além de aumentar a intensidade e também a carga cardio do treinamento funcional. O resultado dos sets com CST, sem dúvida, é a melhor performance funcional, além de maior consumo energético, o que é ótimo para queimar calorias e gordura.

Para todos profissionais que entram em contato, em breve divulgarei a data do próximo curso de treinamento funcional.




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Fabiano Pissarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br

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Fabiano Pissarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br

terça-feira, 1 de março de 2011

Apoio com flexão de quadril alternada

Nesse post segue um vídeo com um exercício excelente para a coordenação, equilíbrio, propriocepção, core e para a força funcional. O apoio com flexão de quadril alternada no TRX não é para iniciantes, pois exige muito controle por parte do praticante, mas depois que se pega experiência ele garante resultados eficazes.

Costumo utilizar esse exercício nos treinos de empurrar e puxar, em sets em que empurro e puxo, ou vice-versa, um imediatamente após o outro, o que garante o componente cardio da sessão. Quanto mais familiarizado o atleta estiver com esse exercício, será possível trabalhar com mais velocidade, o que certamente vai exigir muito mais controle, além de resistência. Há ainda possibilidades de variação de movimento, como por exemplo, flexão e adução de quadril, o que torna esse um exercício mais funcional.

Recomendo para profissionais que trabalham com atletas, pois esse é sem dúvida um treinamento funcional que otimizará a performance esportiva, devido ao grande recrutamento muscular e habilidades envolvidas.




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Continuem atentos por aqui, em breve divulgarei local e data do próximo curso de treinamento funcional.

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Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"