quinta-feira, 31 de março de 2011

Potência no treinamento

Treinar para desenvolver a potência é muito importante, pois essa habilidade é fundamental para a realização das atividades de vida diária, porém, essa é uma habilidade muito negligenciada na maioria das academias. Parece haver preconceito entre profissionais de educação física e alunos quando se fala em potência, e é raro ver esse trabalho sendo aplicado nas academias aqui de Porto Alegre, são raros os colegas que desenvolvem treinamento de potência por aqui. Talvez até em função disso, causa certo espanto alguns exercícios que aplico em meus alunos.

Mas o fato certo, é que um trabalho de potência, quando bem aplicado, com a progressão correta, só traz inúmeros benefícios, até mesmo para indivíduos que não são atletas. O treinamento de potência é altamente proprioceptivo, gerando respostas excelentes no controle motor e ativação muscular. Se pensarmos em condicionamento, o treino de potência é muito importante, elevando o consumo energético, e nesse ponto muitas pesquisas e livros americanos apontam para o que se chama de CST, cardio strength training, ou traduzindo, treinamento de força cardiovascular. E em se tratando de CST, um dos profissionais que atua muito com esse forma de treinamento é o Robert dos Remedios, com uma bateria de exercícios que "detonam", tornando o rendimento do treino fantástico.

E para trabalhar a potência temos diversas possibilidades, utilizando barras, como nos levantamentos olímpicos, halteres, kettlebels, medicineballs, TRX, cordas e o próprio corpo. O resultado é ótimo e o treino torna-se um desafio constante.

No curso de Treinamento Funcional dos dias 14 e 15 de maio em Porto Alegre, vou abordar muito treinamento de potência. Participem e saiam da rotina de treinos de força em aparelhos, elevando o rendimento de seus alunso e atletas. As inscrições já estão abertas na academia Aerostep Studio. Maiores informações é só entrar em contato por meu e-mail.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!