quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CURSO DE TREINAMENTO FUNCIONAL 08 e 09 de outubro


Corram e garantam a sua inscrição com desconto até o dia 15/09, curso cheio de novidades e focado na prática de exercícios para performance e qualidade vida. Maiores informações é só entrarem em contato por e-mail.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@gmail.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Treinamento funcional " Squat on Bosu"

video



No vídeo uma das variações que costumo utilizar para o "clássico" e eficaz agachamento, aqui numa versão muito mais instável no bosu. Muitos hoje afirmam que exercícios em bases instáveis como esse não valem muito, pois a instabilidade dificulta a utilização de cargas e maior produção de força.

Vamos por partes. Realmente haverá um decréscimo na produção de força máxima, ou seja, a instabilidade dificulta grandes incrementos em carga. Porém, sempre temos de observar onde queremos chegar com determinados exercícios na preparação física, e parece que muitos ainda confundem isso. No caso específico desse vídeo, o atleta em questão compete no tênis. Convenhamos, não é nescessário nesse caso, grande desenvolvimento de força máxima, e sim focar em aspectos de desenvolvimento mais voltados para a potência, resistência, mobilidade, estabilidade, agilidade e velocidade. Então nesse agachamento e em outros exercícios executados em bases instáveis, o objetivo nunca será desenvolver força máxima (até mesmo essa terminolgia "força máxima" é um pouco controversa em alguns meios).

Mas é claro que esse movimento estimula o desenvolvimento de força, assim como resistência, controle e equilíbrio. Os componentes neurais envolvidos nesse exercício podem tornar para muitos, esse um exercício com sensação de maior esforço do que um agachamento com barra nas costas, por exemplo. Contando que esse movimento instável é altamente proprioceptivo, temos de considerar que pode ser muito benéfico realizar movimentos em bases instáveis, pois estaríamos  desenvolvendo uma consciência   de prevenção de lesões. Portanto, para aqueles profissionais que dizem que esse tipo de trabalho não tem fundamentos, analisem cada caso e vejam se realmente o que afirmam tem bases, não vamos nem tanto ao 8 e nem tanto aos 80. Avaliem a especificidade de cada caso. Enfim, não tenho dúvidas que movimentos em bases instáveis são benéficos até mesmo para quem treina muito pesado variar sua rotina com exercícios e estímulos diferentes.


Lembro  à  todos profissionais de educação física e fisioterapeutas que entram em contato solicitando novo curso de treinamento funcional nos dias 08 e 09  de outubro realizo novo evento em Porto Alegre. Preparem-se, logo divulgo os detalhes por aqui. quem quiser ir  se adiantando pode enviar e-mail para fabianopiassarollo@gmail.com que envio informações.


Trilha do post é sempre um som que me motiva e que por acaso estou ouvindo enquanto escrevo, mas também são músicas e artistas que fazem parte de meu dia, inclusive em   meus treinos, pois me estimulam muito nos exercícios, por isso sempre que possível compartilho com vocês por aqui, hoje é Dream Theater no link em show em Roma com Under Glass Moon  http://www.youtube.com/watch?v=eYDhpZVQZoU&feature=related      Assistam!


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@gmail.com

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Treinamento Funcional- "Puxa-empurra-gira"

video

Sei que sou um elemento suspeito para falar quando o assunto é exercício físico para performance e qualidade de vida, pois além de ser profissional de educação física, um dos meus passatempos favoritos é treinar. Falo por experiência própria sentida diariamente, onde a teoria aliada a prática fazem a diferença. Por isso hoje utilizo o treinamento funcional com a certeza de que cada vez mais profissionais e pessoas passarão a atuar e praticar seus exercícios dessa forma.

Falando em teoria, curiosamente na universidade, quando mencionava a maneira de treinar de forma global e funcional, afastando meus alunos dos tradicionais aparelhos e máquinas das academias, colegas e inclusive professores, pensavam diferente, ou seja, aos seus olhos eu parecia não estar certo, e o mais correto para todos era treinar as articulações e músculos isoladamente. Mas na realidade eu não me importava muito com suas opiniões conservadoras, seguia em frente com a certeza da prática diária de estar indo no caminho correto, pois tanto eu, quanto alunos sentiam a diferença na forma de treinos mais globais e funcionais.

E o caminho não foi fácil, mas como nunca fui adepto de "planilhas de treino prontas", fui atrás. Na época em 2001 aqui em Porto Alegre, não encontrei profissionais que pudessem me fornecer um "upgrade" no assunto treino funcional, fosse para fazer cursos, aulas ou simplesmente par trocar ideias sobre o tema. O jeito foi buscar literatura estrangeira principalmente dos americanos, vídeos, comprar materiais e ir aplicando, sentindo na pele e aperfeiçoando minha metodologia, enfim, não tive um "mentor presencial" em minha formação. Talvez tenha sido bom, pois sigo dessa forma, uma metodologia muitgo coerente aos objetivos de meus alunos e atletas e o resultado tem dado muito certo. Hoje já é possível frequentar eventos muito intressantes, há muito mais informação, o que pode facliatar ou até dificultar quem deseja atuar com treinamento fucnional, portanto, é muito importante filtrar as informações, assim como fiz no início de minha carreira.

Mas ja falei (escrevi) demais por hoje, então reparem o exercício do vídeo que sintetiza muito bem um treianamento global de qualidade, onde "TODO O CORPO" é atingido. Os três planos de movimento em ação no mesmo exercício garantem a efetividade e resultados. E o treinamento funcional é isso mesmo, "puxar- empurrar" na vertical, na horizontal, para cima e para baixo, além de girar para ambos os lados puxando ou empurrando.

a proveito para divulgar o  curso de treinamento funcional em Porto Alegre nos dias 08 e 09 de outubro, apareçam e participem da metodologia de treinos inteligentes e de resultados.

Trilha do post é DREAM THEATER http://www.dreamtheater.net/

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo 
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@gmail.com"

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CURSO DE TREINAMENTO FUNCIONAL Em Porto Alegre 08 e 09 de outubro 2011


Para os profissionais de educação física antnados e prontos para se diferenciarem cada vez mais no  em nosso competitivo mercado de trabalho, mais um curso de treinamento funcional em Porto Alegre nos dias 08 e 09 de outubro. Não deixem de participar, não fiquem esperando essa oportunidade passar!

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
Core Life Performance"

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Treinamento Funcional " Suspension Hip Crossover"

video


 De volta aos posts, mostro um excelente exercício para "todo o corpo". Se me perguntarem a respeito de  exercícios realmente eficazes para o "core", essa flexão/rotação de quadril com os pés suspensos, com certeza deverá ser citada. Esse sem dúvida, é um grande exemplo deexercício funcional, com uma ativação global.

Nesse movimento a ativação de todo o core é muito intensa, é sem duvida uma prova de fogo para todo o corpo, mas principalmente para quadril, oblíquos, ombros, tríceps e peitoral, pois estes grupos musculares literalmente "queimarão".  Vale ser executado por atletas profissionais e também pelos "atletas" do dia a dia, ou seja, por puro condicionamento físico. Recomendo para os atletas justamente pelo estímulo e consciência corporal nessa movimentação, o que gera grande mobilidade no quadril. Toda essa ativação da musculatura profunda é eficaz para prevenção de lesões, principalmente nos ombros (que nesse exercício realizam um trabalho de estabilização estática) e coluna, pois esta  tem sua mobilidade potencializada, assim como o quadril, além do estímulo ao transverso do abdômen e oblíquos.

Para aqueles que desejam exibir uma barriga esbelta no verão, esse exercício (aliado a uma dieta com redução de gorduras e sódio) é uma grande opção, pois além de "queimar" ele também "rasga" o abdômen, principalmente os oblíquos. Esse exercício é daqueles que "afinam" a cintura. Não esqueçam, realizem sempre seus exercícios  com recomendação de profissional de educação física especializado e com experiência em treinamento funcional.

FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"