quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Treinamento funcional " Squat on Bosu"




No vídeo uma das variações que costumo utilizar para o "clássico" e eficaz agachamento, aqui numa versão muito mais instável no bosu. Muitos hoje afirmam que exercícios em bases instáveis como esse não valem muito, pois a instabilidade dificulta a utilização de cargas e maior produção de força.

Vamos por partes. Realmente haverá um decréscimo na produção de força máxima, ou seja, a instabilidade dificulta grandes incrementos em carga. Porém, sempre temos de observar onde queremos chegar com determinados exercícios na preparação física, e parece que muitos ainda confundem isso. No caso específico desse vídeo, o atleta em questão compete no tênis. Convenhamos, não é nescessário nesse caso, grande desenvolvimento de força máxima, e sim focar em aspectos de desenvolvimento mais voltados para a potência, resistência, mobilidade, estabilidade, agilidade e velocidade. Então nesse agachamento e em outros exercícios executados em bases instáveis, o objetivo nunca será desenvolver força máxima (até mesmo essa terminolgia "força máxima" é um pouco controversa em alguns meios).

Mas é claro que esse movimento estimula o desenvolvimento de força, assim como resistência, controle e equilíbrio. Os componentes neurais envolvidos nesse exercício podem tornar para muitos, esse um exercício com sensação de maior esforço do que um agachamento com barra nas costas, por exemplo. Contando que esse movimento instável é altamente proprioceptivo, temos de considerar que pode ser muito benéfico realizar movimentos em bases instáveis, pois estaríamos  desenvolvendo uma consciência   de prevenção de lesões. Portanto, para aqueles profissionais que dizem que esse tipo de trabalho não tem fundamentos, analisem cada caso e vejam se realmente o que afirmam tem bases, não vamos nem tanto ao 8 e nem tanto aos 80. Avaliem a especificidade de cada caso. Enfim, não tenho dúvidas que movimentos em bases instáveis são benéficos até mesmo para quem treina muito pesado variar sua rotina com exercícios e estímulos diferentes.


Lembro  à  todos profissionais de educação física e fisioterapeutas que entram em contato solicitando novo curso de treinamento funcional nos dias 08 e 09  de outubro realizo novo evento em Porto Alegre. Preparem-se, logo divulgo os detalhes por aqui. quem quiser ir  se adiantando pode enviar e-mail para fabianopiassarollo@gmail.com que envio informações.


Trilha do post é sempre um som que me motiva e que por acaso estou ouvindo enquanto escrevo, mas também são músicas e artistas que fazem parte de meu dia, inclusive em   meus treinos, pois me estimulam muito nos exercícios, por isso sempre que possível compartilho com vocês por aqui, hoje é Dream Theater no link em show em Roma com Under Glass Moon  http://www.youtube.com/watch?v=eYDhpZVQZoU&feature=related      Assistam!


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!