terça-feira, 16 de agosto de 2011

Treinamento Funcional- "Puxa-empurra-gira"


Sei que sou um elemento suspeito para falar quando o assunto é exercício físico para performance e qualidade de vida, pois além de ser profissional de educação física, um dos meus passatempos favoritos é treinar. Falo por experiência própria sentida diariamente, onde a teoria aliada a prática fazem a diferença. Por isso hoje utilizo o treinamento funcional com a certeza de que cada vez mais profissionais e pessoas passarão a atuar e praticar seus exercícios dessa forma.

Falando em teoria, curiosamente na universidade, quando mencionava a maneira de treinar de forma global e funcional, afastando meus alunos dos tradicionais aparelhos e máquinas das academias, colegas e inclusive professores, pensavam diferente, ou seja, aos seus olhos eu parecia não estar certo, e o mais correto para todos era treinar as articulações e músculos isoladamente. Mas na realidade eu não me importava muito com suas opiniões conservadoras, seguia em frente com a certeza da prática diária de estar indo no caminho correto, pois tanto eu, quanto alunos sentiam a diferença na forma de treinos mais globais e funcionais.

E o caminho não foi fácil, mas como nunca fui adepto de "planilhas de treino prontas", fui atrás. Na época em 2001 aqui em Porto Alegre, não encontrei profissionais que pudessem me fornecer um "upgrade" no assunto treino funcional, fosse para fazer cursos, aulas ou simplesmente par trocar ideias sobre o tema. O jeito foi buscar literatura estrangeira principalmente dos americanos, vídeos, comprar materiais e ir aplicando, sentindo na pele e aperfeiçoando minha metodologia, enfim, não tive um "mentor presencial" em minha formação. Talvez tenha sido bom, pois sigo dessa forma, uma metodologia muitgo coerente aos objetivos de meus alunos e atletas e o resultado tem dado muito certo. Hoje já é possível frequentar eventos muito intressantes, há muito mais informação, o que pode facliatar ou até dificultar quem deseja atuar com treinamento fucnional, portanto, é muito importante filtrar as informações, assim como fiz no início de minha carreira.

Mas ja falei (escrevi) demais por hoje, então reparem o exercício do vídeo que sintetiza muito bem um treianamento global de qualidade, onde "TODO O CORPO" é atingido. Os três planos de movimento em ação no mesmo exercício garantem a efetividade e resultados. E o treinamento funcional é isso mesmo, "puxar- empurrar" na vertical, na horizontal, para cima e para baixo, além de girar para ambos os lados puxando ou empurrando.

a proveito para divulgar o  curso de treinamento funcional em Porto Alegre nos dias 08 e 09 de outubro, apareçam e participem da metodologia de treinos inteligentes e de resultados.

Trilha do post é DREAM THEATER http://www.dreamtheater.net/

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo 
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@gmail.com"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!