segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Core training e funcional para o futebol




22/11/2008
Atualmente, os grande clubes de futebol, mais específicamente os departamentos de Preparação física e Fisioterapia, procurando melhorar o rendimento dos atletas e diminuir os numeros de lesões no esporte, estão inserindo em seus planejamentos, exercicios funcionais e o core training.



Esses métodos objetivam o fortalecimento do centro do corpo e ao treinamento do sistema de controle músculo-esquelético (sistema sensório-motor), geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais, sendo mais especifico, os métodos procuram exercitar o corpo como um todo, permitindo que o atleta tenha controle corpório, exercitanto o gesto motor com equilibrio, força, velocidade, eficácia e eficiência. Além de um menor gasto energético permitindo que o Sistema Nervoso Central (SNC) tenha um nível de condicionamento e integração à cadeia cinética do movimento desejado.




Desta forma, o atleta tenderá a estar preparado para exercer um movimento que não foi previsto em seu treinamento,diminuindo assim o risco de lesão ao efetuar o gesto motor, esse programa de exercicios traz para o futebolista uma gama de vantagens, tanto em competições intensas de curto espaço de tempo, como em competições com maior numeros de jogos.



Segundo (Carneiro,2008), Pode-se citar:



°Diminuição de lesões articulares e musculares.

• Melhoria do equilíbrio muscular.

• Melhoria da consciência e controle postural na realização dos movimentos específicos.

• Maior estabilidade da musculatura paravertebral, abdômen e glúteos, que são essenciais para realização do chute no futebol.

• Melhora do equilíbrio estático e dinâmico.

• Economia de esforços em movimentos desnecessários.

• Aumento da eficiência dos movimentos.



Todo programa de exercício elaborado dentro dos princípios desse tipo de treinamento trará benefícios para o atleta. O mais importante é minimizar os erros para que a performance atlética seja alcançada no decorrer da exigência.


Atualmente no CRUZEIRO-MG, antes dos treinos, mais precisamente do aquecimento, duas vezes na semana o departamento de Fisioterapia, elabora esses exercicios e o indice de lesão muscular diminuiu em uma escala bastante signicativa.



JUNHO- 4 LESÕES

JULHO- 1 LESÃO

AGOSTO- NENHUMA

SETEMBRO- NENHUMA

OUTUBRO- 1 LESÃO

NOVEMBRO- ATÉ A PRESENTE DATA NENHUMA LESÃO.


Rodrigo Albuquerque - Preparador Físico

Site Futebol Alagoano


Aos poucos o panorama do futebol no Brasil vai mudando, e novas equipes vão incorporando o treinamento funcional na preparação física dos atletas. Notem a diferença dos dados do Cruzeiro, sem dúvida são dados excelentes, pois no mês de novembro, quase ao final da temporada od futebol brasileiro, nehuma lesão foi constatada, garantindo a eficiência do treinamento funcional para o futebol.
Sem contar na melhora da performance, onde com certeza, o atleta do futebol torna-se mais ágil, veloz, melhora o equilíbrio, força e consciência corporal, o que é ideal para o futebolista. Detalhe: o jogador fica mais forte, mas sem grande hipertrofia muscular, o que pode acarretar redução da mobilidade articular. Novamente lembro da seleção da Alemanha na copa do mundo de 2006, a qual realizou sua preparação física com base no treinamento funcional e do core. O responsável por essa "revolução", assim mesmo foi relatado pela mídia, foi o americano Mark Verstegen.
Verstegen atua diretamente com a preparação física de atletas de diversas modalidades, atuando com a especificidade de cada modalidade. O profissional já atuo na multi-campeã seleção feminina de futebol. O trabalho garantiu ao Germany Team um excelente preparo físico, onde poucos atletas tiveram lesões, apenas alguns que já vieram com pequenas lesões de seus clubes. tecnicamente, era considerado um time fraco, mas acabou surpreendendo e ficando coma terceira colocação.
Espero que os profissionais responsáveis pela preparação física dos clubes comecem a utilizar cada vez mais o treinamento funcional. Quando isso ocorrer em maior escala, a tendência é de redução de lesões e melhor performance dos atletas, garantindo mais espetáculo nos gramados.
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039/3337-8924

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!