terça-feira, 22 de junho de 2010

Você é o que come....









Pelo título e pela foto de hoje, o tema não é especificamente treino funcional, mas sim sobre um aspecto que influencia todos os processos metabólicos de nosso corpo, com total ligação no resultado do treinamento. A foto já foi publicada anteriormente por aqui e basta olhar para ela que já notamos a diferença de volume entre a massa gorda e a massa magra. 

Eu considero, e muitos colegas  podem até achar incoerente de minha parte, que para realmente haver mudanças significativas na composição corporal, a dieta alimentar ( seja para perda de gordura ou aumento de massa magra) faz toda diferença e considero que esta fica  em um percentual de 70% de importância em relação ao tipo de treinamento realizado. Não creio estar superestimando o papel nutricional, muito menos desvalorizando a importância dos exercícios e estimulação, além da qualidade do profissional, mas sim enfatizando que quanto maior for a determinação na escolha dos alimentos certos, consumidos na hora certa, maior vai ser o resultado do treinamento. Se o treinamento for acima da média do que vejo sendo aplicado por aí, os ganhos serão maiores de acordo com os objetivos individuais, diferenciando ainda mais a qualidade do treinamento e do profissional responsável por sua elaboração e aplicação. Se o treino é funcional e de acordo com o objetivo e especificidade de cada indivíduo, a nutrição também deve ser focada sob essa mesma ótica, sendo funcional para objetivos e especificidades de cada caso.  É evidente que para alguém que quer perder peso, eliminando tecido gordo, a dieta deve ser funcional para esse objetivo, sendo adequada para o tipo de exercícios e fase de treinamento em que esse indivíduo se encontra.

Para não alongar muito esse texto, cito alguns trechos do livro "O mundo é o que você come", de Barbara Kingsolver, que estou lendo e é um excelente livro sobre agricultura, hábitos alimentares e de vida, que acabam contribuindo para o aumento da circunferência da cintura da população americana. Então em um paragrafo, a autora traça um comparativo entre americanos e franceses, e suas respectivas circunfrências de cintura. Segundo a autora, esta sempre teve dificuldades de entender como os franceses, conhecidos por seu apreço por culinária, além de grande variedade de pratos, doces, vinhos e espumantes de qualidade, acostumadas a se divertirem comendo queijos e fígado de ganso gorduroso, ainda assim permanecerem magros? Então, quando conviveu na França, entendeu que os franceses, diferentemente do povo americano, não sorvem gigantescos copos de refrigerantes (é gostoso, mas é uma caloria totalmente vazia, frutose, água e gás), consomem muitos pratos em uma única refeição, não repetem a porção do mesmo alimento, as porções de comida gordurosa tendem a ser minúsculas, fumam como chaminés (embora isso esteja mudando, o que é excelente para a saúde), e por último, "prolongam" as refeições de uma forma social. Nessa última colocação da autora, prolongar a refeição, mastigando lentamente os alimentos, é fundamental para evitar acumúlos de tecido adiposo.

Então pensem bem se a sua alimentação é focada em seus objetivos e com o seu treinamento. Procure seu nutrólogo ou nutricionista do esporte, pois esses são os profissionais mais recomendados para adequar a sua dieta e até mesmo, se necessário, prescreverem a suplementação ideal para seu objetivo.

Já que falei em franceses, estes já estão oficialmente desclassificados da copa, um fiasco total, mas acredito que a justiça foi feita, afinal a vaga foi conquistada de forma irregular após  passe de mão do Henry, que acabou eliminando a Irlanda. Sobre justiça e mão na bola, ridículo o  árbitro de Brasil e Costa do Marfim, deixou o "pau comer solto" e validou o gol de Luís Fabiano, e o pior é que fica claro que ele viu a irregularidade. E o Dunga, o cara está perseguindo a imprensa, nenhum motivo justifica seu constante mau-humor e baixarias, principalmente ao vivo para todo o mundo, ele que resolva seus problemas diretamente com seus desafetos.

Curso de Treinamento Funcional dias 24 e 25 de julho na Aerostep Studio em Porto Alegre, inscrições abertas na sede da academia em Porto Alegre.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!