terça-feira, 15 de junho de 2010

Estabilidade x mobilidade


A experiência faz a diferença e hoje  vejo a importância fundamental no treinamento funcional que é a correta adequação entre a estabilidade e a mobilidade. A questão é encontrar o equilíbrio entre estabilidade e mobilidade, pois sem a correta estabilização das estruturas corporais fica muito difícil de obter todo o potencial e melhor performance de movimento.

O quadril é um destes exemplos, pois tem papel fundamental na estabilização e mobilidade.Geralmente o quadril tem suas funções dificultadas pela falta de ativação e isso é obtido com a correta estimulação funcional e proprioceptiva, gerando a consciência corporal para que a estabilização ocorra previamente pelo processso de feedforward  e durante a movimentação pelo processo de fedback. Isso porporciona ganhos maiores em mobilidade e performance, diminuindo os desequilíbrios e encurtamentos musculares nessa região, que podem acarretar danos na lombar, joelhos e tornozelos, além de tornar a transferência de força  e potência entre membros inferiores e superiores ineficiente.

Nas fotos dois exemplos de movimentos que exigem estabilidade e mobilidade no quadril, gerando movimentos mais precisos e e seguros, o que potencializa o gesto motor, além de prevenir lesões. Então é extremamente importante para a evolução do treinamento funcional aplicarr exercícios que desenvolvam a estabilização e mobilidade, principalmente no quadril.

Para não me alongar, fico por aqui em meio ao treinamento de meus alunos, escrevendo meu livro, preparando o novo curso de julho e assistindo aos jogos da copa, que fora a Alemanha e Argentina, até o momento (15/06, a Espanha que pormete, ainda não estreou) nada de extraordinário em jogos marcados pela marcação forte com imposição física e excessivos erros de passe. E a coitada da Jabulani que não tem nada a ver com a falta de qualidade da maioria das equipes torna-se o bode expiatório, sendo utilizada como a desculpa para o mau futebol apresentado. Já que toquei no tema, que vergonha as declarações do goleiro brasileiro sobre a bola ser tão ruim como uma bola de plástico, isso me cheira a marketing, pois a bola não é da fornecedora e patrocinadora da CBF. Julio César deveria é focar na recuperação de sua lombar que, pelo jeito que andou durante os treinos ele não anda ativando seu core,e por isso anda "quebrando".

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!