quarta-feira, 2 de junho de 2010

Controle neural e proprioceptivo


Exercícios em suspensão como o da foto, são sempre um desafio à parte em se tratando de controle e consciência corporal. Para esta posição o aluno deve ter um controle proprioceptivo e neural muito elevado, o que aumenta também o equilíbrio e isso se desenvolve com muito estímulo e com os exercícios corretos é possível potencializar esse desenvolvimento.

Não é um domínio de posição que ocorre da noite para o dia, mas com a devida estimulação essa posição vai se tornando mais fácil. Aqui há grande estimulação da musculatura dos pés enviando informações sobre posicionamento e também dos músculos do core. Alíás, quando o aluno encontra o devido posicionamento e ativação da musculatura do core, o controle e eficiência do movimento é potencializado, além de proteger músculos e articulações das indesejáveis lesões. Esse movimento também é ótimo para flexibildade de adutores de quadril, com a progressão é possível conquistar maior amplitude, mas não tentem realizá-lo sozinhos, pois há um risco de  mau posicionamento, o que pode faclitar acidentes.

Esse movimento também é ótimo para ser utilizado por atletas, pois sua estimulação proprioceptiva é excelente. É muito interessante inserir movimentos em suspensão, como este, para quebrar um pouco da rotina do atleta, além de desenvolver controle, equilíbrio e correta ativação do core.

Aproveito para parabenizar o modelo da foto por todo seu esforço e dedicação, provando que com determinação, apoio e treino correto os resultados aparecem e esse cara serve de exemplo de que se não houver esforço e principalmente controle da mente as coisas "emperram", o que não é seu caso. Excelente recuperação com treino funcional.


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!