terça-feira, 5 de agosto de 2008

De dentro para fora

A essência de um grande treinamento consiste em estimular o maior número possível de habilidades e grupos musculares, respeitando o objetivo e especificidade.


No exercício funcional, o objetivo é adequar o movimento no treinamento, para que este se aproxime ao máximo em semelhança, ao que o indivíduo, seja atleta ou não, irá vivenciar no seu esporte ou cotidiano.

Para que os exercícios funcionais sejam bem executados, garantindo a máxima eficiência e proteção ao praticante, devemos iniciar a contração muscular pelos músculos estabilizadores. Os estabilizadores são músculos localizados internamente, e como o nome sugere, tem a função de estabilizar as articulações e músculos mobilizadores ( mais superficiais).

Por isso, o título deste post é: " de dentro para fora". Procure executar primeiro a contração dos músculos estabilizadores, e só após contrair os múscuculos mobilizadores. Assim, o movimento fluirá de forma mais harmoniosa e com maior controle do gesto motor. Como os músculos estabilizadores, geralmente estão localizados abaixo dos músculos mobilizadores, darão o suporte necessário para ação dos músculos mobilizadores.

Então, procure executar suas tarefas de vida diária e também seus exercícios, recrutando primeiro os músculos internos e só após os músculos mais superficiais. O resultado final, será melhor performance, e redução de lesões e dores, principalmente a dor lombar.

Boa semana à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!