segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Recuperação no Treinamento

Recuperação no Treinamento

Quando o assunto é recuperação ou regeneração, é importante esclarecer que esta depende de fatores intrínsecos e extrínsecos. Dessa forma, uma série de situações vividas pelo atleta irá influenciar no seu nível de recuperação.
O nível e fase de treinamento do atleta são importantíssimos para avaliar o nível de recuperação. Assim, durante uma fase de treinamento intenso, após uma sessão de treino “mais puxada”, é necessária para o atleta uma excelente recuperação visando ao próximo treinamento. Isso pode ser feito através do descanso, alimentação, massagens, e outras atividades para acelerar a recuperação. No caso de outras atividades, estaríamos estimulando o organismo do atleta com uma intensidade menor, promovendo a redução da fadiga. Se a recuperação for entre uma série (tiro), por exemplo, em um trabalho de velocidade para um corredor, podemos utilizar a recuperação ativa aplicando um trabalho de corrida bem lenta (trote), o que segundo pesquisas, é melhor para desempenho do atleta. O tipo de exercício e o tipo de sistema energético que o atleta utiliza (predominantemente aeróbio versus predominantemente anaeróbio) influenciam na taxa de recuperação.
Fatores nutricionais são muito importantes, por isso atenção na dieta e hidratação. Em alguns casos, apenas mudanças na dieta, com suplementação alimentar e mineral já garantem aceleração da recuperação e consequentemente melhor desempenho. A dieta fornece o “combustível” do corpo, então antes e após os exercícios é importante repor os nutrientes.
O fator ambiental também pode afetar o tempo de recuperação. Treinar em baixas temperaturas afeta a produção de hormônios para a regeneração.
Fatores psicológicos influenciam a recuperação, tanto que existe até o treinamento mental, onde o atleta é estimulado a vivenciar o exercício ou prova. Nesse caso situações como medo, sentimentos negativos, indecisão ou falta de determinação podem estressar o indivíduo. O estresse vai ativar a liberação do cortisol e de outros hormônios, causando problemas fisiológicos que podem inibir o crescimento do tecido muscular e sua constituição, aumentar a tensão muscular, diminuir a resposta a processos inflamatórios, diminuir a resposta do sistema imunológico e ainda afetar a precisão e a coordenação neuromuscular.

Para uma recuperação eficiente ocorrer, preste atenção aos sinais do seu organismo, geralmente cansaço, falta de vontade e concentração, baixo rendimento no trabalho e nos exercícios, falta de apetite, nervosismo, entre outros, são sinais de falta de recuperação. Uma boa recuperação pode ser potencializada com uma boa noite de sono, alimentação e hidratação correta, massagens, técnicas respiratórias de relaxamento, banhos quentes e mornos, variar o nível de intensidade dos exercícios, crioterapia, estas são algumas das técnicas mais utilizadas atualmente para acelerar a recuperação.


Boa recuperação para o treino de amanhã!

CORE LIFE PERFORMANCE
Fabiano Piassarollo
Educador Físico
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!