terça-feira, 12 de agosto de 2008

A tendência atual







Treinamento Funcional

A tendência atual no campo do treinamento físico é conhecida como treinamento funcional. A base dessa técnica está em trabalhar a musculatura buscando a funcionalidade do exercício, ou seja, aproximar os movimentos à atividade que o indivíduo realiza, seja no esporte ou apenas para melhorar a sua forma física.

Os exercícios são direcionados ao fortalecimento da musculatura necessária às atividades cotidianas e aos gestos técnicos das diferentes modalidades esportivas, utilizando fitball, elásticos e plataformas. Já o treinamento convencional, que utiliza aparelhos, trabalha a musculatura de forma mais isolada, o que pode gerar desequilíbrios musculares se esse trabalho não for bem feito, O treinamento funcional prioriza movimentos de rotação, abaixar e levantar, puxar e empurrar, deslocamentos para frente e para trás, diversificando assim o treinamento muscular, e aproximando os exercícios dos gestos que realizamos no dia-a-dia. A principal diferença em relação aos exercícios de musculação está na forma como são realizados, pois o treinamento na musculação é muito estático, além dos aparelhos estabilizarem o centro de força corporal, conhecido como core. Em um aparelho de musculação o praticante não necessita de equilíbrio, já no treinamento funcional o equilíbrio é uma das prioridades, pois até mesmo em uma atividade simples como a caminhada necessitamos desta capacidade. Estimulando o equilíbrio, ocorre uma melhora enorme na consciência corporal, o que também é importante para prevenir lesões.

Com a musculatura do core mais forte, o que é potencializado com o treinamento funcional, protegemos a coluna vertebral, principalmente a região lombar. O core é composto pelos músculos das costas, quadril e abdômen, sendo considerado também como o centro emocional. No treinamento funcional o estimulo ao core é constante, pois o corpo é posto em situações de desequilíbrio, e para recuperar o equilíbrio o centro de força trabalha para recolocar o corpo fora da ação da gravidade.

O treinamento funcional considera que cada movimento realizado pelo corpo humano envolve vários músculos, cada qual com diferentes funções. Durante a corrida, por exemplo, alguns músculos são responsáveis por gerar o movimento, enquanto outros atuam ao mesmo tempo para estabilizar articulações e potencializar movimentos, o mesmo acontece na caminhada. Além de todos esses benefícios, o treinamento funcional aumenta o gasto calórico, pois ao invés de isolar a musculatura, trabalha recrutando mais grupos musculares em um mesmo movimento, favorecendo também a melhor forma física. Sem dúvida, este é o treinamento que mais se aproxima da realidade de movimento na vida diária, e também é bem especifico para o esporte. Com um único exercício estimulamos todo o corpo, envolvendo membros superiores e inferiores, potencializando os resultados.
Bons treinos!
CORE LIFE PERFORMANCE
Fabiano Piassarollo
Educador Físico
fabianopiassarollo@terra.com.br

Um comentário:

  1. Oi Fabiano,
    Passei por aqui e adorei teu blog. Me deu uma vontade de fazer um TREINAMENTO FUNCIONAL! estás de parabéns.

    Beijos
    Mariana
    Nutricionista

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!