quinta-feira, 28 de agosto de 2008

VO2 MAX XT ENDURANCE E QUINUA REAL

Nutrição é importante, muito importante, costumo dizer que 70% do resultado dos treinamentos, tanto para estética, saúde e alto rendimento esta na nutrição. Comer corretamente, e também nos momentos certos ingerir a substância ideal, aliando a recuperação e carga de treinamento ideal, com certeza farão a diferença e o resultado será notado.

Utilizo como suplementação o VO2 MAX XT Endurance da Integralmédica, VO2 em gel para treinos de corrida, e o rendimento do treino é potencializado. O VO2 em gel é rapidamente absorvido, e por conter em sua fórmula uma proporção ideal de carboidratos simples (frutose e d-ribose) e complexos (maltodextrina), me garante a dose certa de energia para os treinos, além de função antioxidante por conter vitminas e sais minerais. O VO2 ainda garante um balanço celular eficiente, pois os eletrólitos da fórmula garantem rápida reposição dos nutrientes perdidos no exercício físico, além de regulador de acidez (citrato de sódio).

Para momentos em que não tenho condições de realizar uma refeição, agrego ao VO2 uma colher de sopa de Quinua. Já que o VO2 é uma fonte segura e eficaz de carboidratos, coloco a Quinua como fonte de proteína.

Para quem ainda não conhece a Quinua segue abaixo um material que encontrei no portal Terra.

A quinua (Quinoa) é um cereal encontrado apenas no deserto Uyuni, no Altiplano Boliviano - a 3,8 mil metros acima do nível do mar. É considerado pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. Seu valor nutritivo é tão grande que a Nasa a selecionou para integrar a dieta dos astronautas em vôos de longa duração. Provavelmente por estas razões, os incas - que a cultivavam há 8 mil anos - a veneravam como símbolo religioso e a chamavam de "Grano Madre" ou "Grano de Oro".

Conhecido em todo o mundo, o cereal chegou há pouco tempo no Brasil e já é encontrado - em forma de flocos, grãos e farinha - em grande parte do País. Entre os benefícios do consumo, estão a prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e recuperação de tecidos, entre muitos outros. Características Nutricionais A quinua real, variedade mais rica da quinua, é rica em proteínas (23% de sua composição). Possui todos os vinte aminoácidos que o corpo necessita, inclusive os dez essenciais (que não são produzidos por nosso organismo). Entre estes, destacam-se a metionina e a lisina, que melhora a imunidade, a capacidade de aprendizagem e a memória. Nenhum alimento de origem vegetal tem tanta proteína. Ainda levando-se em conta apenas o valor protéico, a quinua mostra-se mais vantajosa do que outros alimentos tidos como fonte de proteína. Segundo pesquisas recentes, é mais favorável ao crescimento humano do que o leite, por exemplo.

O valor protéico mais alto (95) corresponde ao do ovo, o que significa que a cada 100g de proteínas ingeridas, 95 são assimiladas. Na quinua, o índice é de 75; a carne tem 60; o leite, 72; o trigo, 60, e o milho, 44. A quinua real ainda é rica em ômega 3 e 6, vitaminas A, B6 e B1 (e, em menores quantidades, as E e C) e minerais como o ferro, o fósforo e o cálcio. É considerada melhor do que a soja por seu equilíbrio nutricional. Tem baixo índice de colesterol e o seu valor calórico é alto: 347kcal para cada 100g, o que a faz ser indicada para atletas. Para completar, apesar do alto valor protéico, não possui glúten, alimento presente no trigo, malte, cevada e aveia, que não pode ser consumido por celíacos. "Não só para o celíaco isso é um alívio. O glúten tem difícil digestão. Hoje, a gente consome muito glúten e o organismo está saturado. É bom dar um descanso. Tirar o glúten por um mês permite uma desintoxicação que limpa e aumenta a eficácia do organismo", aconselha a médica ortomolecular Gabriela Marques.

Benefícios que por suas características, a quinua é indicada no combate à anemia, problemas urinários e de fígado, tuberculose, desnutrição crônica e osteoporose, entre outros. Atua na redução de danos gastrointestinais, na melhora da imunidade, na regulação das funções cardiovasculares e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos. Seu consumo é indicado para vegetarianos, diabéticos, grávidas e lactantes. Por ter muito mais lisina que a soja, o milho, o trigo e o leite, é indicada a crianças e adolescentes em fase de crescimento. Este aminoácido fundamental está relacionado ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como a memória e aprendizagem.

É também ideal para o consumo de mulheres, por conter fitoestrógenos, substâncias que previnem enfermidades crônicas como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas ocasionadas pela falta de estrógenos durante a menopausa. O cereal é ainda uma alternativa para a dieta dos celíacos (pessoas que têm intolerância a glúten) e indicada a atletas, pois aumentam a elasticidade das fibras musculares e tem alto valor calórico.

Então não esqueçam da alimentação e suplementação correta para seu tipo de esporte e objetivo, com o treinamento correto e alimentação , certamente teremos resultados eficientes, melhorando o rendimento, condicionamento físico e principalmente a saúde. Logo publico novos posts sobre nutrição e suplementação para qualidade de vida e performance.


Um abraço!

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039/3337-8924
fabianopiassarolo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!