terça-feira, 5 de agosto de 2008

Alongar é preciso

Após os treinamentos e provas ( no detalhe Maratona POA 2008), é essencial alongar, para que a musculatura relaxe após o "estresse" gerado no treino ou competição.
Basta um simples alongamento dos principais grupos musculares envolvidos durante a prática, mas é um detalhe que ainda é negligenciado por muitos atletas. Alguns são teimosos, sabem dos benefícios, mas pelo fato de terem uma "grande experiência" prática sem alongar após as provas, acreditam que não precisam "perder tempo com isso". Conheço pessoas que correm maratonas e não alongam, e pelo fato de correrem maratonas sem alongar, não acreditam nos efeitos relaxantes de um bom alongamento após as provas. Imaginem se estes maratonistas do exemplo alongassem, com certeza sua recuperação e desempenho iriam melhorar. Alguns pensam até que o treino de força e resistência muscular não é necessário (mas isso será comentado em breve), mas alongamento é bom para tudo, em casa, no escritório, no carro, ao acordar, pois é relaxante, dessa forma renova a energia, aliviando o estresse. Preste atenção nos animais, e veja que volta e meia eles estão alongando.
É ótimo alongar e não custa nada, pode ser feito em qualquer local, e com pouco tempo. Minha dica por hoje é que vocês realizem pelo menos 5 minutos de alongamento após seus exercícios. Em situações de estresse e cansaço também alongue seu corpo com respiração diafragmática pausadamente(ver post "balão abdominal"), o resultado é ótimo.

Abraço!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!