quarta-feira, 30 de julho de 2008

"BALÃO ABDOMINAL"

O termo soa no mínimo engraçado, mas na realidade nada mais é do que buscar a plena função dos músculos respiratórios.

Costumo utilizar esta analogia no trabalho com os alunos, pois o ser humano, em geral, não respira corretamente. Mas será que existe uma forma correta de respirar? Sim, e o segredo da respiração correta está no diafragma.

Voltando ao "balão abdominal, pois hoje, utilizamos uma fração da capacidade pulmonar. Então digo que o abdômen deve ser visto como um grande balão, e como o mesmo deve estar vazio, ou qause vazio, antes de ser cheio. Então, analisando desta forma, ao inspirar enchemos o abdômen com ar, estufando a barriga e não a musculatura torácica. Ao expirar, devemos esvaziar o abdômen, algo que chamo como "levar o umbigo até a coluna".

Experimente prolongar a expiração. Novamente a analogia do balão é interessante, pois se metade do balão estiver cheia, logo na próxima inspiração, teremos menos espaço para o O2, dessa forma, reduzimos a capacidade regenerativa da inspiração, e ainda mantemos CO2 no pulmão. Hoje a maior parte das pessoas respira inflando o tórax, o que causa tensão muito grande nesta região, na cervical, nos ombros, nas escápulas e nos músculos da face e maxilar. Sem contar que respirar de forma incorreta está relacionado ao aumento dos níveis de estresse, palpitações do coração, dores no peito, e essas características remetem à riscos de doença coronariana.

Imagine uma situação de estresse, em que você esteja à ponto de "explodir", por exemplo, no trânsito. Experimente utilizar seu "balão abdominal", expirando lentamente. Logo você irá relaxar, e esse é o poder da respiração, relaxar e renovar a energia. A respiração também é fundamental no treinamento, melhorando a performance dos exercícios.
Observe o abdômen de um bebê inflando e afundando a cada ciclo inspiração-expiração.
No início exige adaptação, mas logo os benefícios aparecem.

Abraço à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!