terça-feira, 15 de julho de 2008

Equipamentos

No Treinamento Funcional, podemos utilizar outros equipamentos, além dos tradicionais. Os aparelhos mais utilizados para uma boa sessão de treino funcional, garantindo uma ótima performance e diversificando a estimulação muscular:
- Fitball (Swiss Ball)
- Cabos e faixas elásticas (Rubber Band's)
- Plataformas de equilíbrio
- Halteres

Citei apenas os mais utilizados, mas é claro que existem outras opções. O treino funcional pode ser executado utilizando o próprio corpo como principal ferramenta de trabalho, dessa forma, uma simples mudança na base de apoio dos pés já acarreta diferença significativa na resposta muscular. Um exemplo clássico da diferença do funcional é o exercício de flexão de coluna com quadril flexionado e pés no chão, o tradicional abdominal. Realizado como descrito há menos força envolvida no movimento, pois o corpo está apoiado sobre o chão. Apoiado na fitball, há uma enorme diferença na estimulação neuromuscular, sendo que, sobre a bola, há maior ativação do transverso abdominal (camada profunda), além de intensa contração de glúteos e isquiotibiais para garantir a estabilidade.

Dois pés no chão garantem mais estabilidade e equilíbrio do que apenas um. Assim percebemos como podemos alterar significantemente o movimento, gerando maior intensidade no mesmo. Portanto, uma simples mudança de equipamento, por exemplo, do banco para a bola, vai gerar uma grande diferença, trazendo respostas significativas para o praticante. O corpo reage para manter-se sobre a bola, mobilizando mais grupos musculares para estabilizar o corpo. Por aí fica fácil observar a diferença que o equipamento fará na sua performance e desenvolvimento.

Até a próxima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!