quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Para queimar gordura, salte!

Olá amigos from the core, hoje o tema é o treino de potência ou pliometria como muitos se referem há esse tipo de trabalho, ou ainda, simplesmente, treinamento de saltos. O trabalho consiste em uma série de saltos, onde o componente elástico dos músculos é acionado, gerando grande atividade muscular, o que resulta em uma resposta de ativação muscular rápida, com uma contração rápida. Até em função da alta atividade do SNC, é recomendado para uma resposta de ativação ótima, realizar esses exercícios logo após o aquecimento, no início da  sessão de treino. Os saltos são excelentes para variar os treinamentos e por experiência própria é um desafio muito motivador para os alunos. 

Os saltos são uma ótima opção de treinamento funcional, inclusive para acelerar o metabolismo, pois esse trabalho é considerado intenso, o que eleva bastante a FC. Esse não é exatamente um treino recomendado para alunos iniciantes, devido a intensidade e ao impacto articular, por isso é recomendável que  o praticante tenha uma boa base de treinamento. Costumo aplicar esse trabalho no treinamento de meus alunos e a resposta é excelente. Outra vantagem é que pela alta intensidade, 15 minutos desse trabalho já gera bons resultados, algo que costumo dizer frequentemente, o resultado vem da qualidade e não pela quantidade de treinamento.


Minha dica é que passem a incorporar os saltos no treinamento funcional, realizando 10 à 12 repetições de cada exercício, complete o primeiro e logo troque para o próximo exercício da sequência, não demorando mais do que 10 segundos para essa troca. Realize os 5 exercicios em sequência, descansando entre 1-2 minutos. 3 séries com esses 5 exercícios são excelentes para ativar o metabolismo, garantindo a queima de gordura, com ótima resposta funcional. 

 Agachamento com salto.
 Agache empurrando o chão e salte, aterrisando suavemente e rapidamente salte novamente.


Salto com deslocamento e
estabilização (2's).
Agache empurrando fortemente o chão e salte para a frente deslocando o corpo, ao aterrissar estabilize o corpo por 2 segundos antes o próximo salto.





Salto com joelhos no tronco.
Salte empurrando fortemente o chão e flexione o quadril aproximando os joelhos do tronco.





Power Skiping.
Realize o skiping no lugar sem deslocamento, fazendo movimentos rápidos elevando o joelho e o braço contralateral alternadamente.



Power Stride.

Realize uma corrida rápida com elevação de joelho acima da cintura e braço contralateral alto. Tente correr o mais rápido que puder mantendo elevação de joelho e braço como na figura , por 10 segundos.






FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!