sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pliometria para correr melhor

A corrida é uma atividade que nada mais é que uma sucessão de saltos, basta avaliar a biomecânica dessa atividade. Há um momento na corrida em que os dois pés estão sem contato com o chão, o que a difere da caminhada, em que há uma fase de movimento que apenas um dos pés está no ar, a fase de ambulação da perna. Do ponto de vista funcional, as duas atividades são excelentes, pois a caminhada é fundamental para a realização das AVDS, e a corrida é uma evolução do movimento de caminhar, através de maior movimento do quadril, braços, tronco e pernas através da sucessão de saltos.

Já que a corrida é caracterizada por uma sucessão de saltos, é interessante treinar exercícios de saltos através da pliometria. A pliometria utiliza o ciclo alongamento encurtamento, onde através do acúmulo de energia potencial elástica durante as ações musculares excêntricas, a qual é liberada na fase concêntrica subseqüente na forma de energia cinética, gerando contrações rápidas, o que desenvolve a potência.

Sempre recomendo muita cautela com o treinamento pliométrico, pois, acima da performance está a segurança do praticante. Por isso, é necessário dar base de treinamento para que o aluno possa suportar a intensidade e impacto articular com a pliometria. Quando trabalhada de forma correta, a pliometria, além de, elevar o condicionamento físico e ativar o metabolismo, é uma atividade que previne lesões. Treinar a pliometria é excelente para corredores, e sem dúvida é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da performance do corredor. Os exercícios mostrados nas figuras da Men's Healt americana, que ilustram o post "Para Queimar Gordura Salte", são boas opções de treinamento pliométrico para corredores potencializarem a performance na corrida.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!