terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estabilize a coluna

Grande parte dos problemas na coluna são causados por desequilíbrios músculo-articulares que acabam afetando a função dos músculos, o que em muitos casos, gera dor e impossibilita a realização das atividades de vida diária, as AVDS.

Em muitos casos, o que desencadeia o problema pode ser a permanência em uma postura inadequada durante o sono, ou até mesmo sentado, além de algumas tarefas como por exemplo, o trabalho. Acessórios como bolsas e mochilas muito pesados, ou carregados de forma inadequada, podem contribuir para prejudicar a postura, comprometendo a função dos músculos e componetes articulares, o que prejudica o movimento.

O fato é que algumas atitudes simples podem evitar algumas lesões nas estruturas que sustentam e movimentam o corpo. A estabilização muscular é uma das chaves para a proteção de lesões articulares, principalmente na região da coluna. Não há dúvida que para realizar movimentos efetivos e seguros do ponto de vista biomecânico, o equilíbrio no desenvolvimento entre mobilidade e estabilidade articular é fundamental. A região do central do corpo deve ser priorizada em qualquer programa de reabilitação e treinamento. O planejamento do treinamento deve focar no fortalecimento dessa região, potencializando a sua estabilidade. Com maior estabilização do centro do corpo, as possibilidades de gerar movimentos com maior amplitude e eficácia, é maior, além da prevenção nas articulções que compõe a região. 

O estímulo deve ser de dentro para fora e não o oposto. Antes de iniciar qualquer movimento, o indivíduo deve acionar o centro de força, o que gera  a estabilização necessária para que os movimentos sejam realizados de forma segura e com maior amplitude. Portanto, os exercícios devem focar primeiramente o centro, atingindo as camadas mais internas dos músculos, para a partir dessa estabilização gerar movimento.

O treinamento funcional é uma alternativa eficaz para a prevenção de problemas articulares, principalmente na coluna. Na foto, a atleta utiliza o treino em suspensão, acessório que exige estabilização durante o exercício. O ideal é tornar a estabilização do centro de força ou CORE, um hábito, então ao andar e sentar, por exemplo, acione a musculatura estabilizadora. De "brinde", você ganhará uma aparência muito melhor, elevando a auto estima e o melhor, prevenindo lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!