quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Treinamento de Corrida Funcional

Estranhou o título do post? É mas não estranhe, pois o treinamento de corrida também dever ser funcional, pois correr não é simplesmente sair por aí sem objetivo, planejamento, enfim, correr envolve outros fatores importantes, que quando observados, trazem ganhos maiores.

Treine Especificamente, ou seja, se pretendes correr uma prova de 10km, não ha necessidade de realizar treinos tão longos com distância muito superior aos 10km. O ideal nesse exemplo é treinar em uma intensidade similar a da prova, ou seja, treinos de 5km com velocidade alta, e o que é muito importante, treinar o tempo de corrida, que nada mais é do que buscar baixar o tempo por km.

Também é muito importante, principalmente para ganhos em condicionamento e ativação do metabolismo, treinar com intensidades variadas, elevando e baixando a FC. Treinos de tiro também são excelentes, gerando grandes ganhos em performance e condicionamento físico.

Isso pode parecer estranho para alguns, mas é muito interessante, incorporar alguns treinos de corrida em planos de movimento diferente, como por exemplo, correr para os lados, correr para os lados cruzando as pernas, correr para trás. Esse trabalho é uma variação importante para as articulações e principalmente para o controle de movimento e propriocepção. 

Os trabalhos educativos como, skipping, andersen, hoperslauf são necessários para o desenvolvimento de controle e performance de movimento.

Para prevenir lesões, o treinamento funcional e muita estabilização de core são eficientes e reduzem muito os riscos e problemas relacionados ao impacto articular.

Então corram, mas não apenas simplesmente corram!

FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Perofrmance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!