quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Treinar explodindo

Treinar de forma explosiva é uma excelente alternativa para variar o treinamento e garante bons resultados na ativação e controle muscular. O princípio deste tipo de treinamento está na rápida contração muscular, indo de uma posição de pré-alongamento para encurtamento muscular, gerando uma contração de grande potência, aliás, esse tipo de trabalho também é conhecido como treinamento de potência, treino do ciclo alongamento-encurtamento, treinamento pliométrico, ou ainda, como na década de 60, Verkoshansky denominou como método de choque. 

Essa forma de treinar é excelente para a ativação do SNC, e em alguns casos é recomendado inclusive na reabilitação, devido ao grande estímulo proprioceptivo. Na periodização do treinamento funcional, costumo utilizar de duas á três semanas por ciclo, sempre após uma base de treinamento e também após passar pelas fases de resistência e força, isso para proporcionar maior eficiência e também garantir segurança para o praticante, pois, esse trabalho gera certo impacto articular. A técnica também é importante para garantir os resultados.

Também é bom ressaltar que na fase de potência do treinamento funcional, o metabolismo energético é muito solicitado, devido a intensidade desse trabalho. Essa é mais uma vantagem do treinamento de potência, pois o gasto energético é elevado, além de alterações consideráveis na frequência cardíaca e elevação da temperatura corporal. Utilzar essa variação na periodização é sem dúvida uma alternativa que, aplicada corretamente, potencializa o resultado do treinamento funcional.


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!