quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Se empurrar, puxe!



Para um treinamento funcional realmente eficiente, alguns aspectos devem ser considerados, muitos desses, já comentados por aqui. Pois aplicando o treinamento funcional há um bom tempo e com certa experiência, procuro enfatizar algo que entendo como fundamental para a funcionalidade.

Então, quando estiver na academia, pare e observe por alguns minutos os exercícios dos demais alunos.
Visualize uma prática MUITO comum. Onde quero chegar com isso? Já adiantei a resposta no título desse post, mas ressalto que se você observou sem muito esforço, notou que a maioria das pessoas faz exercícios para os músculos da parte da frente do corpo, ou seja, para os músculos mais visíveis.

E a musculatura da cadeia posterior como fica nesse contexto? Evidentemente, que fica prejudicada, então a partir dessa postura de treinar muito mais o que se vê é que os desequilíbrios começam a ser  maiores, além de enfraquecimento da região, o que mais cedo ou mais tarde  vai gerar dor e desconforto, com consequente lesão.

 É por isso que pelo menos uma vez por semana meu treino e também o treino de todos meus alunos, consiste em exercícios de empurrar e puxar, sempre variando os movimentos, empurrando e puxando horizontalmente em alguns exercícios, e em outros empurrando e puxando para baixo, para cima e para os lados. Essa variação dá excelentes resultados, tornando o corpo muito mais simétrico e esteticamante mais bonito, além de treinar os músculos e articulções de forma funcional, ou seja, muito mais perto da realidade com que os movimentos são realizados diariamente.

Sem contar outro fator importante dessa dinâmica de treinamento, explorar os movimentos de empurrar e puxar em diversos planos, eleva o metabolismo energético, o que é ótimo para o condicionamento físico e também para queimar gordura, o que sempre é muito bem vindo.  Mais uma vez fica a dica para uma sessão de treinamento funcional eficiente e de resultado, pense no movimento e função dos músculos e articulações.

Sigo finalizando meu livro!


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!