quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mobilidade para o quadril

Amigos from the core, hoje apresento um exercício muito interessante para a mobilidade do quadril. Quando falamos em quadril, devemos lembrar da importante função dessa região, além da função de seus músculos.

O quadril é responsável por gerar mobilidade e ao mesmo tempo contribui consideravelmente para a estabilidade, principalmente logo abaixo da região lombar. Outra questão importante sobre o quadril é a estimulação entre a parte anterior e a parte posterior do quadril, pois o equilíbrio muscular é fundamental para preservar a funcionalidade do quadril. Também devemos lembrar que passamos boa parte do tempo sentados, ou seja, os glúteos acabam realizando pouca atividade e devem ser ativados. Outra questão importante, a musculatura do quadril responde pouco a exercícios isolados como as tradicionais cadeiras ou mesas extensoras e flexoras, então é melhor realizar exercícios que integrem movimento de quadril e joelho, focando em um treinamento funcional dessa região.

Já que abordei a integração de movimentos de quadril e joelho, já há inclusive, alguns estudos, até mesmo aqui no RS pela UFRGS, com trabalho do Dr. João Elera Gomes e equipe, que relacionam problemas no joelho, como por exemplo, rompimento de ligamento cruzado anterior, à baixa mobilidade do quadril. Nesse estudo do Dr. Elera Gomes, foram avaliados jogadores de futebol, e  foi constatado que atletas com lesão no LCA tinham pouca mobilidade no quadril. Então não dá para deixar de treinar a mobilidade do quadril.

No exemplo da foto, utilizo a fita de suspensão para realizar flexão e rotação interna de quadril, sempre focando na estimulação funcional. Então fica a dica, pensem na função da articulação, pois, somente dessa forma é possível aplicar um treino funcional de qualidade e performance. Apliquem treinos funcionais que foquem no equilíbrio muscular, com estímulos que envolvam a mobilidade e estabilidade, pois assim, melhoramos a performance reduzindo consideravelmente a chance de lesões.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!