quinta-feira, 1 de julho de 2010

Treinamento funcional para correr rápido

O treinamento funcional não se limita apenas aos exercícios de equilibrio, força e propriocepção, a metodologia de treino funcional deve ser baseada também para demais atividades, inclusive para a corrida. Então para melhorar a performance e correr cada vez mais rápido, nada melhor do que aplicar o treinamento funcional específíco para esse objetivo.

Então segue algumas dicas  de treinamento funcional para correr mais rápido.

É importante desenvolver uma sólida base de resistência aeróbia, para assim passar para treinos específicos de velocidade, resistência de velocidade e potência, esta última que é uma variável importante para desenvolver a velocidade.

Antes de qualquer treinamento de velocidade, é importante realizar o devido aquecimento específico para esse tipo de atividade.

Utilize técnicas corretas de corrida, por isso os treinos  educativos, como os que incluem skippins, andersens, e outros exercícios são importantes, pois correr de forma inadequada prejudica o rendimento, eleva o desgaste e ainda pode ocasionar lesões.

O treinamento específico de velocidade não deve ser muito longo.

Para correr rápido, treine rápido, então foque na intensidade do treinamento.

É interessante treinar apenas a velocidade na mesma sessão e dia, deixando para treinar os exercícios funcionais de força no primeiro ou segundo dia após o treino de velocidade, priorizando a recuperação muscular.

O treinamento de velocidade deve ser o primeiro item da sessão, logo após o aquecimento, então treinamento de velocidade e somente após os demais objetivos da sessão.

O intervalo de recuperação entre os tiros de velocidade devem ser respeitados, garantindo o suporte energético para realmente correr rápido nos próximos tiros, então no início da periodização trabalhe com tiros curtos e somente com a evolução parta para tiros de velocidade mais longos.

Evite treinar acima de 90% de sua frequência máxima.

No final do treino, vá diminuindo o ritmo das atividades, acrescentando mais 10 metros após o tiro com corrida em ritmo decrescente.

Não procure acelerar a progressão do trabalho de velocidade, vá evoluindo aos poucos, geralmente em três semanas de treinos de velocidade é possível notar a evolução. Aumentar a carga de trabalho rapidamente expõe o metabolismo a um desgaste excessivo, além de  riscos de lesões.

Alie exercícios funcionais de equilíbrio, força, mobilidade e proprioceptivos ao trabalho de corrida, pois isso potencializa os ganhos em velocidade.

Curso de treinamento funcional dias 24 e 25 de julho em Porto Alegre.

FROMTHECORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!