quarta-feira, 14 de julho de 2010

Treinamento Funcional no futebol do Everton



Olá meus leitores, aqui  acima uma foto do time do Everton da Inglaterra, mais uma equipe que INTELIGENTEMENTE aderiu  ao treinamento funcional para a preparação de sua equipe de futebol.

Segundo o manager do Everton, David Moyes, o clube foi buscar o treinamento funcional como uma alternativa para melhorar a performance e reduzir os altos custos com jogadores lesionados no dm, então foram buscar os especialistas americanos do CP para implementar o mesmo trabalho realizado na equipe da Alemanha na copa de 2006  que garantiu o 3° lugar naquela competição. É uma pena que a maioria dos clubes do Brasil ainda não pensam dessa forma preventiva,  os ingleses foram buscar na parte que  "mais dói" no futebol, a parte financeira e atleta parado é dinheiro perdido pelo clube.

Falando nisso, vejam o exemplo do Grêmio, que tem  o atleta Mario Fernandes com problemas crônicos no ombro, desde março. Cogitaram realizar cirúrgia após a participação na copa do Brasil, o atleta jogou contra o Corinthians no brasileiro, estourou o ombro e o cotovelo em uma queda (com um movimento típico de proteção na queda),  ficou de fora da decisão em Santos e  só fez tratamento. E agora que o brasilero reinicia é que resolveram operar o jogador, sendo que houve um recesso de mais de um mês de copa do mundo, então provavelmente houve equívoco nesse processo. Não quero ser injusto com ninguém, até por que não trabalho lá dentro, mas  de longe, fica a dúvida do que possa ter ocorrido, pois no mínimo perderam 45 dias de recuperação pós-operatória.

E o Grêmio de preparadores físicos novos e renomados nesse ano, tinha antes da parada para a copa do mundo, SIMPLESMENTE 14 atletas no dm, isso é um excesso de lesões, ou seja, algo está errado na forma com que vem executando o planejamento da preparação física dos atletas. Mas enfim, o profissional é renomado... mas as coisas mudam, e o futebol requer cada vez mais exercícios preventivos, então abusem do treino proprioceptivo no futebol.

Mas discutiremos mais esse e outros temas no curso de treinamento funcional nos dias 24 e 25 de julho na Aerostep Studio em Porto Alegre, apareçam.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!