segunda-feira, 12 de julho de 2010

Aquecimento


Passadas as emoções da copa e também a decepção de minhas equipes favoritas, a Argentina e a Alemanha, ainda aproveito o futebol como um gancho para esse post.

O início da sessão do treinamento é importante para o sucesso da mesma, e por tudo que venho lendo e aplicando na prática diária com meus alunos, acredito que há alguns equívocos por parte de muitos profissionais de educação física.  Desde a época que atuei com a preparação física no futebol, a maioria dos preparadores propunha alongamento estático como aquecimento para o início do treinamento ou previamente ao jogo. No treinamento de corrida também é comum que os atletas iniciem seu aquecimento com alongamento estático. Nas academias vejo colegas aquecendo seus alunos também com alongamento estático. A questão não é que essa forma de iniciar o trabalho seja a correta ou a errada, mas sim uma questão de foco e especificidade. Não considero o alongamento estático a forma mais funcional de inciar a sessão de treinamento, pois o objetivo é colocar o corpo o mais próximo possível da carga de trabalho do treino.

Então pensando de forma funcional, o melhor é colocar o corpo previamente em movimento, utilizando movimentos articulares dinâmicos, muitos da antiga e conhecida ginástica calistênica,  partindo para movimentos de mobilidade articular que irão elevar a temperatura corporal, alongando a musculatura de forma dinâmica, ou seja, da forma mais próxima com que os músculos serão exigidos no treino, com movimentos com o próprio corpo. Também não considero a liberação miofascial ideal para aquecimento, portanto não é necessário utilizá-la no início, como algumas correntes e programas de treinamento funcional propõe, prefiro a liberação miofascial no final do treinamento como relaxamento. Na foto, a marcha na ponte, é um exemplo de exercício que pode ser utilizado como aquecimento. Se o treino é funcional o aquecimento também deve ser, e retomando, não vejo o alongamento estático como a melhor maneira de iniciar a sessão de treinamento funcional.

Participem do curso de treinamento funcional nos dias 24 e 25 de julho na Aerostep studio Porto Alegre. 

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!