terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Treinamento de futebol funcional

Hoje o assunto por aqui é o futebol. Alguns colegas que atuam com preparação física de futebol no Brasil e em outros países, enviam e-mail solicitando material sobre as possibilidades e aplicação do treinamento funcional no futebol. Ótimo, pois conhecendo o universo "pragmático" do futebol, pelo menos, no Brasil, considero que esses tem a mente aberta e buscam uma forma diferente de preparação física para seus atletas. Existem muitas informações sobre treinamento funcional e exercícios funcionais específicos para diversas situações, a maioria em língua inglesa, porém, especificamente sobre futebol ainda é pouco. Acalmem-se, em breve lançarei meu livro, que também irá abordar exercícios de preparação física para o futebol.

Mas então, a vantagem em treinar a parte física de forma funcional para o atleta de futebol, está principalmente na forma em que o futebolista é exigido no jogo. O jogador deve ter basicamente agilidade, resistência, força, velocidade, equilíbrio e mobilidade (ou flexibilidaade, se preferirem). Com o treino funcional as possibilidades de explorar e desenvolver essas habilidades é muito maior. Veja o caso do treino de força do atleta, geralmente é realizado na academia, com sobrecarga, e não vejo essa como a melhor forma de trabalhar o desenvolvimento de músculos e força. A força pode ser desenvolvida com a sobrecarga corporal do próprio atleta e em situações similares ao jogo de futebol. É claro que podemos utilizar pesos e aparelhos, mas sempre visando os principais movimentos que o jogador necessita no jogo.

Veja o exemplo de Ronaldo, é um típico caso de um atleta que foi "fabricado". Para ganhar corpo e força , este foi excessivamente hipertrofiado. Só que precisamos lembrar que o aumento da força e do volume muscular é mais rápido do que o desenvolvimento de tendões, ligamentos, ou seja o corpo cresce, ganha força e peso, mas nas articulações esse processo é mais lento. Logo, a articulação acaba "quebrando", como aconteceu muitas vezes na história do Ronaldo. Sem contar o seu grande problema em manter o peso ideal, o que no seu caso realmente será muito difícil, pois a sua estrutura corporal foi muito modificada. Criaram músculos que não cumprem o seu papel, pois provavelmente estão fortes e encurtados, dificultando a mobilidade do atleta. Hipertrofia em excesso dificulta o atleta, até mesmo se o atleta for fisiculturista.

O ideal para o futebolista é o equilíbrio entre massa muscular e mobilidade articular, além das outras habilidades citadas e necessárias para o jogador. Nesse aspecto, o treinamento funcional é mais eficaz para o futebol, tanto que grande parte dos clubes de ponta do Brasil já estão utilizando os exercícios funcionais na preparação física. É mais inteligente desenvolver a força da forma como ela será exigida no campo de jogo. Noto essa crescente preocupação nos profissionais que trabalham com futebol, muitos que tem participado de meus cursos, comentam que os exercícios utilizados no curso são bem específicos para o jogo, e que dessa forma, passarão a utilizar com seus atletas.

Outro aspecto importante para ressaltar, é a estimulação neural diferenciada que o treinamento funcional proporciona. A propriocepção do jogador é muito mais estimulada com exercícios funcionais, elevando a sua consciência corporal, o que resulta em melhor performance e aproveitamento do seu material de trabalho, ou seja, seu corpo. Como o treino funcional foca muita nos músculos estabilizadores e core, a tendência é que a incidência de lesões seja reduzida. Atleta no DM é custo para o clube e problemas para o treinador e equipe. Dessa forma, fica claro que a opção de preparação física baseada no treinamento funcional pode certamente elevar a performance esportiva no futebol.

Trilha do post é DREAM THEATER que está chegando ao Brasil em março e o que nos espera sem dúvida serão grandes shows. http://www.youtube.com/watch?v=9aMpFRw5oCo

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
Fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!