quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Base no treinamento funcional

Olá amigos from the core!

Alunos retornando das férias diretamente para os treinos, é época do período de base, onde o processo de treinamento começa a tomar forma.

O período de base é importante, tanto para iniciantes, quanto, para alunos com mais lastro de treinamento. No caso dos iniciantes, a base de treinamento funcional é um importante componente para adaptação e parte fundamental para o sucesso do treinamento de atletas profissionais e amadores. No caso de um novo aluno, é na avaliação das capacidades funcionais e na fase de base que o profissional detecta os principais pontos e habilidades físicas a serem priorizadas nas próximas fases de treinamento. O que não pode faltar na base de treinamento funcional é muito trabalho de core, além da estimulação neuromuscular, através de exercícios proprioceptivos.

Para alunos e atletas com maior bagagem de treino, a base é importante, pois prepara o corpo para um novo ciclo de treinamento. A ideia da fase de base é preparar o atleta para que este venha obter condições de realizar treinamentos mais intensos e/ou, com maior volume nas demais fases de treinamento. Uma das principais funções da fase de base no treinamento funcional é tornar o atleta mais forte e resistente de forma gradual, prevenindo também contra lesões, até em função disso essa fase não deve ser negligenciada e apressada. A duração da fase de base depende do aluno/atleta, esporte, calendário, objetivos principais e secundários, competições.

Portanto, não esqueça da fase de base, pois, não adianta iniciar com intensidades e volumes de treino que não condizem com a condição física atual. Isso é perigoso, podendo levar a casos de lesões, e também não é eficiente para o sucesso do treinamento.

Trilha de hoje DREAM THEATER com A Rite of Passage: http://www.youtube.com/watch?v=uZNZAgbgMeY

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!