Nesse exercício funcional, busquei priorizar os movimentos de puxar e agachar, realizando um lunge, onde o agachamento ocorre com apenas um perna, nesse caso, alternando as pernas. Então nesse movimento de puxada (flex/ext. cotovelo) com ombro flexionado, há o acionamento maior do bíceps e músculos da escápula. No lunge, grande exigência dos músculos do quadril, com grande acionamento dos glúteos, posteriores de coxa e quadríceps.
Na realidade, há grande ativação muscular nesse exercício, além do mais, a demanda de equilíbrio pelo fato de realizar o lunge alternado, com apenas um apoio no chão aumenta a ativação do core. Também não dá para esquecer que a utilização do treino em suspensão, aumenta o trabalho dos órgãos proprioceptivos, o que de fato, torna o movimento mais intenso, isso significa maior gasto energético, e consequentemente maior performance.
Com o treinamento funcional não há necessidade de preocupar-se tanto com musculatura alvo, é claro, que em casos específicos, há necessidade de priorizar alguns grupos musculares, e isso é perfeitamente possível, porém, priorizamos determinado músculo não de forma isolada, mas sim de forma específica e global.
Para os profissionais que ainda não atuam e não tem muita noção do treino funcional, isso pode gerar algumas dúvidas, mas principalmente com a prática, é possível sentir que o exercício funcional gera resultados em todo corpo. O mesmo posso afirmar para os alunos que ainda não treinam de forma funcional, no começo há alguma restrição e dúvidas, mas logo é possível notar que um único movimento é capaz de acionar todo corpo, o que torna o exercício mais eficiente e com resultado.
Continuem treinando!
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!