quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Funcional para todo corpo

Olá amigos from the core, mais uma das atividades realizadas durante as férias, essas que deixam saudades, mas já estou de volta treinando os alunos e preparando o novo curso de treinamento funcional, além de, continuar preparando um livro para esse ano.

Nesse exercício funcional, busquei priorizar os movimentos de puxar e agachar, realizando um lunge, onde o agachamento ocorre com apenas um perna, nesse caso, alternando as pernas. Então nesse movimento de puxada (flex/ext. cotovelo) com ombro flexionado, há o acionamento maior do bíceps e músculos da escápula. No lunge, grande exigência dos músculos do quadril, com grande acionamento dos glúteos, posteriores de coxa e quadríceps.

Na realidade, há grande ativação muscular nesse exercício, além do mais, a demanda de equilíbrio pelo fato de realizar o lunge alternado, com apenas um apoio no chão aumenta a ativação do core. Também não dá para esquecer que a utilização do treino em suspensão, aumenta o trabalho dos órgãos proprioceptivos, o que de fato, torna o movimento mais intenso, isso significa maior gasto energético, e consequentemente maior performance.

Com o treinamento funcional não há necessidade de preocupar-se tanto com musculatura alvo, é claro, que em casos específicos, há necessidade de priorizar alguns grupos musculares, e isso é perfeitamente possível, porém, priorizamos determinado músculo não de forma isolada, mas sim de forma específica e global.

Para os profissionais que ainda não atuam e não tem muita noção do treino funcional, isso pode gerar algumas dúvidas, mas principalmente com a prática, é possível sentir que o exercício funcional gera resultados em todo corpo. O mesmo posso afirmar para os alunos que ainda não treinam de forma funcional, no começo há alguma restrição e dúvidas, mas logo é possível notar que um único movimento é capaz de acionar todo corpo, o que torna o exercício mais eficiente e com resultado.

Continuem treinando!

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!