quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Olimpíadas de inverno

É o momento dos jogos de inverno, competições e provas muito interessantes, gosto muito de assistir essas provas, tanto quanto, ou até mais, que as olimpíadas tradicionais. Noto que todas essas provas exigem muito controle, equilíbrio, flexibilidade, resistência e força, o que requer um programa de preparação top, e focado especificamente nas habilidades que o atleta deve demonstrar em sua modalidade.

Satisfazendo meu interesse em conhecer um pouco do treinamento deses atletas de ponta, encontrei alguns trabalhos realizados com alguns desses campeões, e até que nem fiquei muito surpreso, pois a base de preparação física de grande parte dos esportes de inverno é a preparação física funcional. A ideia é tornar o atleta completo, e para isso nada melhor que um trabalho focado nas necessidades funcionais, partindo de uma preparação base para fortalecer de dentro para fora, o que significa base forte no core, e trabalhar o atleta de forma global.

Acompanhem um pouco de um treino da atleta de hoquei feminino do USA, Angela Ruggiero, onde esta demonstra três de seus exercícios favoritos. Observem nesse vídeo que o trabalho de força e resistência é puramente funcional, priorizando muita flexibilidade/mobilidade, estabilidade, controle e força. O treino é com muita estabilização de core, o que favorece o deslocamento durante as partidas, onde o atleta do hoquei precisa ter muito equilíbrio, flexibilidade e velocidade, para suportar principalmente os choques com os adversários, estes que estão sempre buscando derrubar o oponente e ganhar a jogada. Em função disso, o equilíbrio e estabilização do core são fundamentais, além é claro de força, e nada melhor que a força seja do centro para fora. também não podemos esquecer que o hoquei exige muita agilidade do praticante, eessa também deve ser priorizada no treinamento.

Assistam o vídeo de Angela Ruggiero em um dos links: http://www.boston.com/video/viral_page/?/services/player/bcpid16977198001&bctid=61904793001
http://www.coreperformance.com/daily/secrets-to-success/olympian-workout-tips-from-angela-ruggiero.html?utm_source=Publicaster&utm_medium=email&utm_campaign=Olympian%20Training%20Secrets

Trilha das boas e Só Pra Incomodar, http://www.youtube.com/watch?v=PkQmNrLg_sk&feature=related

Só para lembrar, em Março ministro curso de treinamento funcional em POA nos dias 20 e 21 de março.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopaissarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!