quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Treino da Seleção de Volei Feminino



Ser atleta não é nada fácil, ainda mais no Brasil, país onde as desigualdes são acentuadas. Em um esporte altamente massivo, como o futebol, já é necessário lutar muito para sobreviver.
Imaginem então nos esporte de menor apelo popular, onde pouco é feito em relação ao desenvolvimento de novos atletas, falta investimento em apoio e em patrocínio, o que dificulta a prática esportiva, principalmente a competitiva.
Mas digo isso, pois hoje o Brasil é a pátria do Volei Mundial, temos aqui as duas maiores seleções da atualidade, fato que começou a se tornar possível muitos anos atrás, com muito trabalho e investimento, o país tem desenvolvido atletas de ponta. Um atleta não nasce da noite para o dia, precisa ser lapidado, com muito trabalho, paciência, perseverança, determinação e com estrutura.
Estou acomapanhando o trabalho da seleção feminina de volei na disputa do Sul-Americano, em Porto Alegre. Acima algumas imagens de um dos treinos, este no GNU. Esta, uma seleção que aprendeu e cresceu muito nas suas derrotas, e essas, sem dúvida fortaleceram esse grupo, tornando-o hoje, o melhor time de volei mundial. E assim deve ser mesmo, as derrotas são nosso melhor aprendizado. Que este grupo sirva de exemplo, pois mutio poderia ser melhorado em nosso país, caso a educação utilizasse mais o esporte como ferramenta de desenvolvimento, não apenas e, simplesmente, buscando formar novos atletas de ponta, mas principalmente, seres humanos de ponta, preparando-os emocional e psicologicamente para a vida.
E olha que esse grupo trabalha, treinou das 10:00h às 13:00h, e à noite aplicou 3x0 na seleção do Paraguai. No treino de força, realizado antes do treino técnico, muitos exercícios de core executados no solo. Nada melhor do que treinar o core de atletas que necessitam de muita potência para garantir a qualidade técnica, além de elevar dessa forma, a performance, e prevenção de lesões articulares, e também em função do impacto à que estão submetidas, ter um core "firme e móvel", é essencial. Atletas desse nível precisam de um core forte e funcional para a especificidade do volêi.
Parabéns às atletas e comissão técnica do Brasil, que com muito esforço, trabalho e confiança, superaram as dificuldades, e hoje fazem parte da melhor seleção de volei feminino mundial. Hoje à noite o jogo é contra o Uruguai, e com certeza mais show desse time em quadra.
Provavelmente mais um título para o país do volei, e deve ser comemorado, pois praticar esporte de alto rendimento no Brasil, já é uma grande vitória.
Trilha do post é Artic Monkeys com 505, ótima trilha para uma sessão de funcional, e para pegar a estrada: http://www.youtube.com/watch?v=LrPkHU3gTkU
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039

Um comentário:

  1. amo volei e qeria um dia jogar na seleção
    mesmo isso sendo impossivel
    me chamo viviane tenho 15 anos e 1,76 de altura...
    vivianinha11_@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!