terça-feira, 20 de outubro de 2009

Reabilitação Funcional

A reabilitação através de exercícios funcionais é ótima para evolução das capacidades funcionais. No que diz respeito a capacidade funcional, as atividades propostas, após reabilitação com médico e fisioterapeuta, pelo educador físico devem ser focadas nas principais limitações de cada aluno, e isso depende de cada caso.

Vejamos então, algumas das principais capacidades funcionais:

-Equilíbrio estático e dinâmico.
-Caminhar.
-Sentar.
-Levantar.
-Agachar.
-Rolar (deitado na cama).
-Puxar.
-Segurar.
-Empurrar.

Todas essas capacidades são baseadas em movimentos globais, nenhuma é realizada de forma isolada. Por isso, para que a reabilitação seja mais eficiente, os exercícios funcionais e que envolvam musculatura do core, são mais eficientes.

Atualmente, estou atendendo um aluno que se acidentou de carro. Sofreu algumas lesões neurológicas que comprometeram movimentos e equilíbrio do lado esquerdo, além de afetar a fala e a visão (completamente restabelecida). Após a evolução de seu caso, iniciou o treino de força na musculação, principalmente nos aparelhos. Mas logo foi indicado que melhorasse seu equilíbrio. Então, com muita sorte, encontrou em Macéio, um profissional especialista em treino funcional. Iniciou esse trabalho com muita dificuldade de locomoção, precisava andar de mãos com sua mãe. Desde então, após inciar seu treino funcional, evoluiu muito, até correr já é possível.

Já de volta ao RS, este aluno me procurou e iniciamos seu treino funcional por aqui. O objetivo do trabalho, é aprimorar o que foi feito pelo colega de Macéio, estimulando muito a sua movimentação com deslocamentos e muito equilíbrio, utilizando bosu, bolas, tiras de suspensão e plataformas. A atividade proprioceptiva é muito estimulada, o que gera transferência e controle nas capacidades funcionais. E grande parte da evolução é realmente fruto da dedicação e superação desse aluno em buscar melhorar.

Fica o relato para que entendam que as estáveis máquinas das academias, nem sempre são as mais eficientes para a reabilitação, justamente por não permitirem a realização de movimentos específicos e similares aos das atividades diárias. O foco é reabilitação funcional, esta é mais próxima da realidade e garante maiores ganhos. Parabéns ao meu aluno e ao colega de Macéio por tanta dedicação e evolução. Essa história de recuperação é realmente muito emocionante, e motiva muito à todos nós, que inúmeras vezes, reclamamos por coisas simples e pequenas, mas não valorizamos o básico. É o treinamento funcional reabilitando e preparando para os desafios da vida.

Trilha do post é Faith No More, que chega ao Brasil em novembro, Midlife Crisis, show imperdível. http://www.youtube.com/watch?v=eU3lX5Vj_G0

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

Um comentário:

  1. Bela msg sobre minha evoluçao baseado em treinamento funcional. Juliano

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!