terça-feira, 28 de outubro de 2008

Treine Movimentos, não Músculos






O típico método de treinamento de força, o qual treina grupos musculares por sessão ( exemplos: peito e bíceps, costa e tríceps), não é o mais eficiente. O fato é que o isolamento muscular acaba não refletindo nos movimentos que o corpo precisa executar.


O movimento ocorre com contrações e co-contrações de músculos dos membros inferiores e superiores, músculos estabilizadores e mobilizadores. Nunca será portanto, uma ação isolada, como por exemplo, o exercício rosca direta para o bíceps, embora, até mesmo nesse movimento típico da musculação, há uma forte contração no abdomên para garantir estabilização de tronco.


Quando afirmo que devemos treinar movimentos e não músculos, busco justamente desenvolver uma consciência sobre o que é e realmente será útil em termos de preparação física para o esporte e para a vida cotidiana. Treinar a coxa em um aparelho estático, como a cadeira extensora, não me parece adequado para a função dos músculos da coxa, pois geralmente, precisamos utilizar a força da coxa em movimentos em pé e com deslocamento. Então, por que treinar sentado?


A estimulação muscular mais eficiente, e que mais gera resposta, é a que coloca mais grupos musculares em movimento. Pense em movimentos como puxar, empurrar, girar, para baixo, para cima, para o lado, levantar, abaixar, para trás, para frente, saltando para o alto e para baixo. Treine o corpo para os movimentos do seu dia e esporte. E Pense que quanto mais movimento, mais músculos trabalhando, e quanto mais músculos trabalharem, maior será o resultado em sua performance, além do gasto energético que será muito maior.O sistema nervoso central manda mais estímulo para os músculos suportarem a demanda de movimentos, tornando a sessão de treino holística, ou seja, mais movimento significa que mais habilidades serão desenvolvidas.
Imagine quantas habilidades diferentes precisamos para caminhar, correr, praticar esportes como tênis, padell, corrida, futebol, basquete, e tantos outros. É puro movimento, então treine os movimentos dos músculos de forma que sejam especifícos, ou no mínimo similares ao que irá enfrentar no seu esporte ou cotidiano. Só não vale treinar sentado afirmando que está treinando para o seu trabalho no escritório, mexa-se e movimente o corpo.
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039/3337-8924
fabianopiassarollo@terra.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!