terça-feira, 21 de outubro de 2008

É terrível treinar abdomên! (não acreditem nisso)




Com certeza esse não é o título que eu desejaria para esse post, mas o mesmo sintetiza uma frase que escutei semana passada, entre o intervalo de série de minha aluna.

O que ocorreu foi seguinte, havia um professor treinando quando apareceu um aluno para realizar as suas séries de abdomên. Ambos se conhecem, e de repente, o aluno soltou a "pérola":

"Bah, mas treinar abdomên é um saco, é terrível treinar abdomên, ninguém merece".

Fiquei surpreso com essa afirmativa, quase que um desabafo com fúria, mas como o assunto não era comigo, não me manisfestei. É impressionante como algumas pessoas ainda pensam dessa forma, não dando a mesma importância a esse grupo muscular, como dão, por exemplo, ao bíceps, no caso dos homens, mais especificamente. E o pior é que o professor concordou com o comentário do aluno.

Os músculos dessa região tem papel fundamental no ser humano. Basta enfatizar que é o local que guarda a nova vida, onde o bebê repousa e vai evoluindo ao longo dos nove meses de gestação. É necessário que os músculos que compõem esse grupo sejam treinados de forma correta, de acordo com suas funções, pois, são essenciais para as atividades de vida diária. Se falarmos no esporte então necessitaremos mais ainda de um abdomên bem condicionado. É considerado por algumas filosofias orientais como um centro espiritual e de controle das emoções. J. Pilates o chamou de powerhouse, por essa denominação notem a importância do abdomên.
Talvez os tradicionais exercícios de abdomên, sejam realmente um pouco desagradáveis, mas podemos realizar um excelente trabalho até mesmo estando em pé. Não é em pé que realizamos a caminhada? Então, por que não treinar o abdomên em pé, se este tem como função estabilizar a coluna?
Minha dica é para que diversifiquem o treinamento da região. Pensem na função do músculo, tornando os exercícios funcionais, dessa forma, um exemplo, de função do músculo, seria quando estamos deitados e levantamos da cama. Quando nos abaixamos para alcançar um objeto no porta malas do carro, estamos utilizando o abdomên.
Utilizem a bola, o bosu, rolem no chão, levante-se, pendure-se e erga as pernas, trabalhem em pé flexionando a coluna, estabilizem a região com contrações estáticas, gire o tronco, enfim, há uma série de possibilidades para não chegar ao ponto de pronunciar a frase título desse post.
O importante é que treinem esse grupo, não apenas pela estética, mas principalmente pela importância vital do abdomên.
Como diz uma de minhas alunas:
"From the CORE"
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
51-9198-4039/3337-8924

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!