quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Estresse e Hormônios podem Engordar Você!

Abaixo, uma matéria bem interessante que encontrei no site da revista Boa Forma. Não sou muito a favor desse tipo de matéria que começa com: "Você vai perder até 1,5kg por semana"
Até por quê isso não pode ser determinado de forma geral, por exemplo, fulano perdeu 1,5kg, e eu perdi 500g. A reação, ou, no caso, a perda de peso é individual, mesmo que a dieta e intensidade e volume de exercício seja o mesmo.

Mas o que me chamou a atenção na matéria e me fez dividir a mesma com vocês, foi o fato da mesma abordar o estresse e sua relação com os hormônios. E essa reação quimíca rege todo nosso metabolismo, por isso acredito que vale prestar atenção nesse assunto, então abaixo segue a matéria e link para íntegra no site.

7 passos para emagrecer sem contar calorias
por Eliane Contreras


Você vai perder até 1,5 kg por semana!Tem mulher que jura que, mesmo malhando e fazendo dieta, não consegue enxugar as gordurinhas. O grande vilão dessa história pode ser o stress provocado por uma rotina caótica – acúmulo de tarefas (na faculdade, no trabalho ou nos dois juntos), trânsito congestionado, discussão com o namorado...


Funciona assim: sob tensão, o nosso organismo reage hiperestimulando as glândulas supra-renais. Localizadas acima dos rins, elas são encarregadas de fabricar adrenalina e cortisol – hormônios que preparam o corpo para se defender em situações de perigo. Esse mecanismo deixa você mais esperta para resolver as tarefas diárias. No nosso dia-a-dia, porém, é comum ter os níveis de cortisol constantemente altos, o que causa o aumento dos estoques de gordura.


O assunto foi destaque na IDEA World Fitness Convention, a maior e mais importante convenção para profissionais de fitness do mundo, realizada em julho, em Las Vegas, nos Estados Unidos.


Lá, o terapeuta americano John Gray, autor dos best sellers Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus e A Dieta de Marte & Vênus – e a Solução por Exercícios (editora Rocco), mostrou que a pressão do dia-a-dia pode fazer pior, como mudar a química do nosso cérebro.


Resultado: os níveis de serotonina e de outros hormônios envolvidos com a sensação de prazer e saciedade caem, e o peso sobe. E as mulheres são as maiores vítimas. Mas não desanime! John Gray, médicos e nutricionistas brasileiros apontam sete passos para você driblar essas alterações e, com isso, chegar ao peso desejado mais facilmente – a estimativa é de que você perca até 1,5 quilo por semana. E sem contar calorias!


Passo 1 Organize a agenda para driblar o stress.


Fugir dos compromissos de todo o dia é difícil. Mas é importante que você procure um jeito de relaxar, evitando que o stress se torne crônico a ponto de mexer com seus hormônios. Por onde começar? Organizando melhor seu dia para que sobre espaço para cuidar da casa e da família.


Segundo Gray, quando nós, mulheres, não conseguimos reservar tempo para dar atenção ao parceiro ou exercer o papel de mãe, nosso organismo produz menos ocitocina, substância batizada pelo terapeuta americano de hormônio do amor. Os níveis baixos dessa substância resultam em angústia – emoção que serve de trampolim para o stress, que pode fazer você ganhar 3, 4, 5 quilos mesmo sem abusar da comida. Para muitas mulheres, a angústia dispara o gatilho da fome.


A hipófise, glândula que se localiza abaixo do cérebro, sofre influência dos estados negativos, mandando você consumir especialmente doce”, explica a nutricionista Ana Laura Guimarães, de Porto Alegre. Aí vem mais peso.


Quer um conselho? Cave outros 30 minutos na agenda só para você. Aproveite para fazer exercício, meditar, hidratar o cabelo, ir à manicure, ler um livro...


“Quando a mulher se cuida, além de ocitocina, aumenta a produção de serotonina”, diz Gray. A partir disso, o risco do stress pesar na balança é duplamente menor.

Link para a íntegra no site: http://boaforma.abril.com.br/edicoes/257/fechado/Dieta/257_7-passos-emagrecer.shtml

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039/3337-8924
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!