terça-feira, 26 de julho de 2011

Cadeia cinética de quadril



De volta a ativa por aqui, embora os dias de inverno chuvoso aqui de POA não tem afastado os alunos dos treinos, o que garante que se não aqui, o trabalho segue na academia. O vídeo de hoje mostra o que em minha modesta opinião é  um dos melhores exercícios para a cadeia cinética do quadril, o swing com um braço.

Normalmente realizado com kettlebell, aqui faço uma adaptação com anilha com alça, o que no caso específico do swing garante a mesma eficiência da "chaleira". O swing é excelente para o reforço da musculatura do quadril, lombar, abdômen e ainda aciona o ombro, esse em menor escala. Não se engane, esse é um movimento de quadril e não de ombro, pois o ombro é estendido e flexionado pelo movimento de rotação anterior e posterior da da pelve.  Esse sem dúvida, é um movimento balístico, o que desenvolve grande potência no quadril, estimulando todo o conjunto do core. 

Além da potência, o swing é excelente para enrijecer e definir essa região e os resultados aparecem rapidamente, principalmente nos adutores e abdutores de quadril. Para as mulheres esse movimento é uma alternativa para o fortalecimento de glúteos, pois essa musculatura trabalha muito durante o swing.

Costumo trabalhar com séries longas, com o mínimo de 20 repetições em cada lado (braço), o que estimula também o condiconamento cardio, sendo um perfeito exemplo de CST (Cardio Strength Training), o que turbina o sistema energético. Ao incluir esse exercício em seu treinamento funcional, logo nota-se a diferença na estabilidade do quadril. Creio que todo atleta deveria realizar esse exercício, principalmente para prevenir problemas na região púbica, o que é muito comum em atletas de futebol e tênis.

Esse movimento exige muita técnica e base de treinamento, não é recomendado para iniciantes, e deve ser realizado sempre sob orientação de profissional de educação física com experiência específica em treinamento funcional e de potência. Se esse movimento for realizado corretamente, dificilmente haverá problemas, porém, qualquer erro pode gerar lesão, por isso muita cautela em sua realização. Não recomendo o swing para alunos e atletas com algum histórico de lesão recente no quadril e na coluna.   

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!