sexta-feira, 24 de junho de 2011

Treinamento Funcional para o tênis.

                                                                     Foto: CP


O tênis é um esporte que exige muita técnica e disciplina do atleta, pois os treinos e competições são realmente muito intensos. O treinamento do tênis deve priorizar habilidades como mobilidade, estabilização dinâmica, controle, potência, força e propriocepção. Naturalmente, o tênis trabalha mais um lado do corpo, o que torna necessário a aplicação de exercícios corretivos para evitar as compensações e redução de mobilidade, o que afetará certamente a perfrmance.

O treinamento funcional para o tênis deve contemplar principalmente a correta ativação do core, exercícios de mobilidade, equilíbrio, coordenação e muito treinamento de potência e agilidade, incluindo exercícios com cinto de tração e pliometria. Uma boa opção para melhorar a potência anaeróbia do tenista é o protcolo Tabata, que exige muita intensidade e pouci tempo de recuperação. Um exemplo típico de série no protocolo Tabata pode ser um trabalho de 4 minutos, onde dentro desse período são realizados exercícios explosivos por 20 segundos, seguidos por 10 segundos de descanso, tudo isso em 4 minutos. Mas é bom lembrar que esse não é um trabalho recomendado para iniciantes, pois é muito intenso, para iniciantes o ideal seria adaptar os intervalos. 

Não tenho dúvidas que a preparação física do tenista será muito mais eficaz com exercícios específicos e funcionais. Se você é atleta de tênis, converse com o profissional responsável por sua preparação física e optem pelo treino funcional.


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!