O treinamento funcional caracteriza-se por incorporar o desenvolvimento de diversas habilidades, indo além da força e resistência muscular. Uma das mais importantes habilidades é a potência. Infelizmente a potência tem sido muito negligênciada no fitness, e são poucos profissionais que aplicam exercícios para essa finalidade, principalmente nas academias. Muitos até mesmo desconhecem seu objetivo e aplicação, mas a maioria acredita que o treinamento de potência deve ser aplicado apenas em atletas.
A potência nada mais é que força + velocidade, sendo fundamental para a agilidade, e agilidade não é apenas importante para o esporte, mas também para a vida diária. Os treinos de potência são árduos, mas não necessitam ser longos. Para ser eficiente, o treino funcional não pode negligenciar habilidades como a potência. Nem por isso também, deve trabalhar apenas potência, realizando apenas treinamentos com exercícios explosivos e balísticos. A periodização para potência também deve ser equilibrada, pois o desgaste do atleta é grande. Dosando bem as cargas de trabalho e treinando a base, não há problemas em trarbalhar a potência, inclusive, esses exercícios são proprioceptivos, exigindo coordenação e controle de movimento, o que acaba, além de elevar a performance, prevenindo lesões.
Na foto realizo com uma aluna, um arranque frontal-reverso (vai-vem), com cinto de tração, excelente opção para potência. Não deixem de treinar e agregem diferentes habilidades, isso é o que torna o treinamento funcional.
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
Fabiano Piassarollo
"CORE LIFE PERFORMANCE"
Nossa, muito legais os exercícios!! sempre tem post bem diferentes do que eu já conheço! parabens pelo seu trabalho!
ResponderExcluirbeijao
www.pro-nathalia.blogspot.com