segunda-feira, 20 de junho de 2011

Arranque com cinto de tração.


O treinamento funcional caracteriza-se por incorporar o desenvolvimento de diversas habilidades, indo além da força e resistência muscular. Uma das mais importantes habilidades é a potência. Infelizmente a potência tem sido muito negligênciada no fitness, e são poucos profissionais que aplicam exercícios para essa finalidade, principalmente nas academias. Muitos até mesmo desconhecem seu objetivo e aplicação, mas a maioria acredita que o treinamento de potência deve ser aplicado apenas em atletas.

A potência nada mais é que força + velocidade, sendo fundamental para a agilidade, e agilidade não é apenas importante para o esporte, mas também para a vida diária. Os treinos de potência são árduos, mas não necessitam ser longos. Para ser eficiente, o treino funcional não pode negligenciar habilidades como a potência. Nem por isso também, deve trabalhar apenas potência, realizando apenas treinamentos com exercícios explosivos e balísticos. A periodização para potência também deve ser equilibrada, pois o desgaste do atleta é grande. Dosando bem as cargas de trabalho e treinando a base, não há problemas em trarbalhar a potência, inclusive, esses exercícios são proprioceptivos, exigindo coordenação e controle de movimento, o que acaba, além de elevar a performance, prevenindo lesões.

Na foto realizo com uma aluna, um arranque frontal-reverso (vai-vem), com cinto de tração, excelente opção para potência. Não deixem de treinar e agregem diferentes habilidades, isso é o que torna o treinamento funcional.


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"CORE LIFE PERFORMANCE"

Um comentário:

  1. Nossa, muito legais os exercícios!! sempre tem post bem diferentes do que eu já conheço! parabens pelo seu trabalho!
    beijao

    www.pro-nathalia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!