terça-feira, 28 de junho de 2011

Para o saque funcionar no tênis.

Foto- CP

O saque pode ser uma fonte maravilhosa de pontos no tênis. Infelizmente, se  o seu saque não for bom, ele torna-se uma fonte de pontos para seu adversário. Por isso trago hoje algumas dicas de Justyn Schelver, co-diretor do Van Der Meer Tennis Academy, em artigo traduzido do site CP.

Segundo Schelver, o tenista deve ter o ombro que lança a bola voltado para o lado da rede, quando você soltar a bola, a fim de girar seu tronco e gerar a força necessária. "O lançamento dita o que você faz com seu movimento de serviço", diz Schelver. Colocando a bola 60 à 90 cm na frente do seu ombro batedor, o atleta será capaz de explodir para cima e para frente, e com um braço relaxado e aderência, vai transferir o peso para cima de suas pernas em sua parte superior do corpo para atingir a bola.

De acordo com a opinião de Schelver, podemos concluir que a preparação física do tenista deve ser global, incluindo muita base de estabiização do tronco, pois sem estabilização e correta ativação da musculatura do core, não há como gerar a potência total. Outro detalhe importante é o trabalho da escápulas, que devem ser estáveis, garantindo a base forte, e ao mesmo tempo tem de ser muito móveis, o que garantirá maior potência no saque. Para a escápula e ombros, recomendo séries de ombros em T, Y, L, W (em breve publicarei fotos desses exerícios por aqui). Para a musculatura do quadril e coxas, as melhores opções são os lunges, ou afundos, variando a movimentação, incluindo rotações de tronco, utilizando sobrecarga externa e também cinto de tração.

Não podemos esquecer dos exercícios de potência, então muito treino de reação, pliométricos e os próprios levantamentos olímpicos podem dar um grande diferencial, assim como os exercícios com kettlebell e medicineball para o tronco e quadril vão garantir com certeza, um saque mais eficaz, o que dificultará a vida do advesário. O treinamento funcional para o tênis e qualquer outro esporte, deve ser o mais específico possível, só assim o atleta obterá  a melhor transferência e ganhos na quadra.

Profissionais e academias que tenham interesse em curso ou workshop de treinamento funcional em sua cidade, entrem em contato. Em breve curso de treinamento funcional em Porto Alegre.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!