O treinamento funcional é mais que uma realidade, e mais do que nunca os profissionais de educação física buscam inserir exercícios que aproximem o praticante de movimentos que remetam à realide, seja nas atividades de vida diária, ou em sua modalidade esportiva. O exercício é muito mais focado no movimento do que propriamente em grupos musculares, o que é considerado uma abordagem global.
Não sou contra as máquinas e aparelhos das academias como muitos pensam, só creio que eles sejam funcionais para fins específicos, como para pessoas em reabiltação, ou para indivíduos e atletas que necessitam isolar determinado grupo muscular. Utilizo muito os aparelhos, principalmente os crossovers, mas a maneira que executo os exercícios tem objetivos globais. É evidente que caso algum atleta ou aluno necessite de um trabalho de reforço mais isolado, esse pode até mesmo utilizar o tradicional treino de força por alguns períodos, mas logo evoluindo para uma rotina de exercícios de força focados na funcionalidade.
Para os colegas de profissão que encaram o treino funcional como uma nova onda, uma febre, fiquem atentos, pois os exercícios funcionais estão aí para ficar. Isso nada mais é do que um resgate ao trreinamento como era reallizado antigamente, porém hoje com mais conhecimento e embasamento em pesquisas, e também com mais acessórios que permitem diversificar o trabalho.
Vejam o vídeo de uma de minhas turmas, com um simples halter e alterações na base de suporte e movimento, temos um exercício de força muito mais funcional. Basta ter conhecimento e por que não, um pouco de criatividade para diversificar o treinamento. Como no exemplo, temos mais grupos musculares em ação, e isso potencializa muito o consumo energético, ou seja, ganhos maiores em perda calórica. Por isso é necessário diversificar o treinamento, gerando respostas constantes do organismo. Não fiquem para trás, pesquisem, busquem, façam cursos, pratiquem e apliquem um trabalho com mais qualidade. A mídia esta aberta para o treinamento fucnional, por que não aproveitar esse espaço e aplicar um trabalho sério e com qualidade?
Pequenas mudanças na forma de aplicar o exercício tornam o resultado muito diferente. O exercício do vídeo cabe perfeitamente em uma aula de local, e sem dúvida alguma, trará ganhos maiores e globais. Esse movimento no vídeo, além de desenvolver resistência e força, desenvovlve controle de movimento, coordenação, equilíbrio e ativação da musculatura do core,além de desenvolver mais grupos musculares no mesmo tempo, o que é potencializar os resultados.Trabalho há nove anos dessa forma, sempre procurando diversificar, agregando mais conhecimento e experiência nesse trabalho, e o treinamento funcional vem revolucionando a vida de atletas e alunos. Pratiquem e sintam na pele o treino que veio para ficar. Bons treinos e sucesso.
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life performance"