quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Propriocepção e Core no futebol

Após mais um curso realizado no final de semana, com excelente participação dos professores, fica minha satisfação em ter entre tantos profissionais importantes, um profissional do futebol.

A satisfação esta em ver que esse profissional estava buscando novidades em exercícios para implantar na equipe juvenil do Grêmio, da qual é preparador físico. É bom saber que o profissional do futebol esta sabendo das necessidades físicas exigidas nesse esporte, sendo este um esporte dinâmico, em que há aceleração, desaceleração, deslocamentos lateraias e em diagonal, saltos e choques entre os adversários, existe uma demanda proprioceptiva que normalmente não era trabalhada especificamente nos treinamentos.

A participação de um profissional do futebol em meu curso, foi para mim uma grande satisfação, pois isso significa que a tendência de treinamento no futebol já esta mudando, desde a excelente participação de Mark Verstegen na comissão da seleção da Alemanha em 2006, onde implantou uma revolução no futebol, com exercícios de core, yoga, estabilização dinâmica, propriocepção, enfim, o treinamento ficou funcional. Em passagens pelo futebol, trabalhei sempre com exercícios funcionais, exigindo de meus atletas muito equilíbrio, estabilização dos músculos do core, e esse trabalho gerava certa "confusão" entre os demais profissionais, além de ser encarada pelos atletas como uma novidade que aumentava a dificuldade dos treinos.

Então, fica minha dica aos profissionais de futebol, busquem informações sobre o treinamento funcional e apliquem em seus atletas, pois o resultado vai ser uma melhora global desses atletas, onde a performance será ampliada, e ainda devido ao estímulo proprioceptivo, a redução de lesões também será maior.

Parabéns ao professor Rogério Dias Luiz por buscar novidades, estas que já estão integrando a preparação física do Grêmio.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

Um comentário:

  1. E aí Fabiano, mais algum novidade sobre o Congresso? Abraço, Armando.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!