terça-feira, 22 de setembro de 2009

"Instabilidade" = Core Eficiente

Venho afirmando por esse espaço, e também para os alunos que atendo diariamente e para os profissionais que participam de meus cursos, que um core eficiente é sinônimo de saúde para a coluna vertebral. Em diversas pesquisas de saúde, tanto no cenário nacional, quanto internacional, fica constatado que cerca de 98% da população terá problemas relacionados à coluna vertebral, entre esses, lombalgias, má postura, inflamação do ciático, todas gerando quadros de dor.

Se a população adotasse hábitos de vida mais saudáveis, e principalmente mais ativos, os problemas de coluna diminuiriam. Uma alternativa eficaz de treinar para a prevenção de patologias na coluna, é a estimulação dos profundos músculos estabilizadores do core. A coluna, pillar body no inglês, que tem papel fundamental na sustentação do corpo, deve ser estimulada de forma funcional, e para isso a instabilidade no exercício é uma ferramenta chave para estimular os músculos do core, e assim fortalecer o pillar body de forma funcional, garantindo maior estimulação e proteção aos músculos da coluna.

É possível garantir maior instabilidade no treinamento, modificando alguns padrões de movimento, como por exemplo elevar o quadril em exercício de abs, um exercício em pé realizado apenas com um pé no chão, ou seja, não é preciso de equipamentos para aumentar a demanda de esforço e estimulação. Mas é claro que bolas, bosu, plataformas, discos de equilíbrio e o equipamento de suspensão, potencializam esses ganhos. Na foto, minha aluna realiza uma rotação de coluna em suspenção, exercício que costumo dizer "rasga" os oblíquos, além de ser eficiente para a saúde da coluna, pois é um exercíco de alta esimulação para o core.

Treinem o core, pois além de prevenir problema s de coluna, garante ótima aparência estética para essa região. Minha dica é para que usem e abusem da instabilidade para o core, sempre respeitando as individualidades e a segurança para o aluno. Treinamento funcional é isso, cada sessão buscando estimular a evolução constante do aluno, a cada treino funcional o praticante sentirá a diferença.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarolo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!