terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pico sobre a bola- Preparação Física Funcional

Pico é um dos meus exercícios preferidos sobre a bola, dá para dizer mesmo, sinceramente, que é o meu predileto. Por mais que tenhamos experiência nesse movimento, ele nunca se torna fácil, a cada execução uma sensação diferente, gerando sempre resultado satisfatório para todo o corpo, mas principalmente para o Core.

Imaginem um atleta de futebol, ou um maratonista, ou até mesmo corredores de velocidade, enfim, qualquer que seja a modalidade, que pratique esse exercício, sem dúvida a diferença irá se traduzir em aumento da performance de rendimento.

Sugiro aos colegas que trabalham no esporte, principalmente no alto rendimento, façam uso do pico, pois ele garante ótima ativação muscular, controle, equilíbrio e mobilidade, tudo que um grande atleta necessita, além da preparação física funcional e específica à sua modalidade.

Pico é para o esporte, pico é para a vida diária, é desafio puro, que garante excelentes resultados, pico é treinamento proprioceptivo, com força, equilíbrio, e principalmente de forma funcional, pico é muito eficaz, e só quem já praticou sabe. Pico sobre a bola é "Insane Training Set's".

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Treinamento Funcional no Parcão

Amigos From The Core, já sabem que treinamento funcional é para mim a melhor maneira de trabalho para o aluno, pois atende as necessidades individuais de forma mais coerente com a realidade.

Aqui, minha aluna praticando sua aula de treinamento funcional em pleno Parcão (Parque Moinhos de Vento), e para quem é de fora de Porto Alegre, este é o principal parque da cidade, agrega muita beleza e praticidade, pois permite aos usuários executarem seus treinos em um local muito bem cuidado, é muito utilizado para treinos de corrida e caminhadas.

E agora,o Parcão também é palco para o Treinamento Funcional, então quem passar por lá e der de cara com alunos praticando seus treinos suspensos em árvores, não se assustem, é apenas um treino MUITO funcional. E querem melhor época para treinarem ao ar livre, com muitas flores, pássaros, crianças, patos, garças, cachorros, e muito sol, do que na primavera?

Essa também é uma grande vantagem do treinamento funcional, pois com criatividade e eficiência, é possível executar um excelente trabalho funcional com poucos aparelhos, assim, o aluno não necessita investir em academia. Observe a foto e veja se pode existir uma academia melhor que essa.

Agradeço a minha atleta/modelo da foto, que esta cada vez melhor, sempre em constatnte evolução em seu condicionamento. Se alguém nos encontrar por lá, não se apavorem com os exercícios, é apenas TREINAMENTO FUNCIONAL.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"CORE LIFE PERFORMANCE"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Para todas as idades





Não há mistério, uma sessão de treinamento funcional é assim mesmo, viável para qualquer faixa etária e objetivo.


Nesta foto, minha excelente atleta comprova que é possível treinar funcionalmente, e melhorar, no seu caso, a mobilidade articular, o equilíbrio, a força, a autônomia, e principalmente, manter o seu alto astral. E assim, cada sessão de treino funcional, proporciona, além de novos desafios, muita alegria e descontração, mostrando que o estado de espírito é importante, e até por isso, o treinamento deve estimular esse aspecto emocional.
O importante é dar o primeiro passo e sair do ócio, assim as portas para uma vida mais saudável e feliz, se abrem. E aqui a modelo da foto deu, além de seu primeiro passo, muitos outros, e desde o mês de maio, tem evoluído a cada treino, e isso é uma enorme satisfação profissional.
Para finalizar, em homenagem a esta grande figura deixo um salve (e só ela vai entender):
"Viva a Borussia"
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039

terça-feira, 22 de setembro de 2009

"Instabilidade" = Core Eficiente

Venho afirmando por esse espaço, e também para os alunos que atendo diariamente e para os profissionais que participam de meus cursos, que um core eficiente é sinônimo de saúde para a coluna vertebral. Em diversas pesquisas de saúde, tanto no cenário nacional, quanto internacional, fica constatado que cerca de 98% da população terá problemas relacionados à coluna vertebral, entre esses, lombalgias, má postura, inflamação do ciático, todas gerando quadros de dor.

Se a população adotasse hábitos de vida mais saudáveis, e principalmente mais ativos, os problemas de coluna diminuiriam. Uma alternativa eficaz de treinar para a prevenção de patologias na coluna, é a estimulação dos profundos músculos estabilizadores do core. A coluna, pillar body no inglês, que tem papel fundamental na sustentação do corpo, deve ser estimulada de forma funcional, e para isso a instabilidade no exercício é uma ferramenta chave para estimular os músculos do core, e assim fortalecer o pillar body de forma funcional, garantindo maior estimulação e proteção aos músculos da coluna.

É possível garantir maior instabilidade no treinamento, modificando alguns padrões de movimento, como por exemplo elevar o quadril em exercício de abs, um exercício em pé realizado apenas com um pé no chão, ou seja, não é preciso de equipamentos para aumentar a demanda de esforço e estimulação. Mas é claro que bolas, bosu, plataformas, discos de equilíbrio e o equipamento de suspensão, potencializam esses ganhos. Na foto, minha aluna realiza uma rotação de coluna em suspenção, exercício que costumo dizer "rasga" os oblíquos, além de ser eficiente para a saúde da coluna, pois é um exercíco de alta esimulação para o core.

Treinem o core, pois além de prevenir problema s de coluna, garante ótima aparência estética para essa região. Minha dica é para que usem e abusem da instabilidade para o core, sempre respeitando as individualidades e a segurança para o aluno. Treinamento funcional é isso, cada sessão buscando estimular a evolução constante do aluno, a cada treino funcional o praticante sentirá a diferença.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarolo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A evolução do treinamento

Amigos From The Core, mando a foto de um exercício do treinamento funcional de uma de minhas alunas.

Esta que em três meses de muito treinamento funcional evoluiu muito, principalmente na sua consciência corporal, equilíbrio e condicionamento, inclusive, suas amigas da academia comparam o seu treino ao de uma atleta. É por isso que afirmo que o treinamneto funconal é para todas as idades, para atletas e para pessoas preocupadas com a qualidade de vida, melhorando a sua capacidade funcional para as atividades de vida diária.

E com todo esse equilíbrio sobre a bola, o risco de quedas é reduzido, assim como as lesões, pois a propriocepção é muito estimulada. Para pessoas que ainda não conhecem , ou já conhecem, mas ainda não praticaram, não percam tempo e qualidade em seus treinos, mudem para o treinamento funcional e revolucione sua vida. Para os profissionais da área, busquem e apliquem o treinamento funcional com qualidade e segurança em seus alunos, pacientes e atletas. Falo por experiência própria, pois hoje atendo alunos dos 10 aos 80 anos de vida, e o rendimento de cada um deles é excelente, seja qual for o objetivo. Então a dica é para que pratiquem o treinamento funcional.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Fitball a eficiente ginástica funcional

Amigos "From The Core", até que enfim saiu um post com a turma de fitball. Mas o post foi em boa hora, pois hoje a aula "incendiou", ao som do novo trabalho da Cachorro Grande, uma aula totalmente rock, e assim tem sido a temática das aulas de fitball ultimamente.

A metodologia que estou utilizando com a maioria dos alunos, também esta aplicada na ginástica coletiva, sendo assim, a aula esta baseada nos intervalos de recuperação ativa, dessa forma, executamos as séries propostas, geralmente duas ou três em sequência, e logo trabalho ativo de saltos na bola, elevando a frequência cardíaca, aumentando a transpiração, com variação de intensidades dentro dessa fase de saltos na bola. Assim consigo potencializar praticamente as três fontes de geração de energia, o que elevará o metabolismo, e consequente consumo energético, então, para os alunos que querem gastar calorias esta ótimo.

Foi uma das melhores aulas realizadas ultimamente, e por isso agradeço ao empenho e participação dos alunos nesta aula intensa.

Para quem não imagina uma aula de ginástica ao som de um bom rock'n roll, e sei que muitos colegas tem de seguir o "sistema" de aulas com som eletrônico, ou o pop dance, confiram como pode ser interessante um trilha diferente e de qualidade nas aulas: http://www.youtube.com/watch?v=BLv2HllvSLQ

From The Core

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Squat on the ball e corrida


Olá amigos leitores e alunos. Demorei um pouco para realizar esse post, mas estou envolvido em alguns projetos, e o trabalho diário com treinamento funcional também exige tempo e dedicação para garantir a satisfação e objetivos dos alunos.
Ontem ministrei aula para a turma do professor Marcelo Santanna, cadeira de Treinamento Desportivo II, na ESEF IPA. A aula foi sobre corrida, onde passei alguns exercícios de técnica de corrida, como os exercícios de Skipping, Anfersen, Dribling, Kick Out, Aceleração e trabalho de amplitude de corrida, além do aquecimento que costumo utilizar com meus atletas corredores, sempre um trabalho funcional de mobilidade articular. Foi uma experiência muito interessante, e desde já agradeço o convite do professor Santanna.
E já que falei de corrida, acima uma super atleta da corrida, B realizando um exercício de squat on the ball, sem carga, basta apenas o peso corporal, pois esse agachamento sobre a bola requer um grande recrutamento de fibras do core e do quadríceps, além de ser ótimo para os proprioceptores de pés e tornozelos, então há um grande ganho para os membros inferiores e core, é um dos meus preferidos. Mas pensem bem antes de realizar o squat on the ball, este exercício requer muita prática, então respeite a progressão, pois há o risco de cair da bola e arrumar um grande machucado, imagina a encrenca se um aluno cair. Eu já tomei alguns tombos mas não me machuquei, aprendi a cair, mas sempre há risco, então cuidado. Mas vale correr o risco, pois é um exercício eficiente, é equilíbrio puro.
Então amigos, continuem treinando, pois o verão já esta aí.
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Propriocepção e Core no futebol

Após mais um curso realizado no final de semana, com excelente participação dos professores, fica minha satisfação em ter entre tantos profissionais importantes, um profissional do futebol.

A satisfação esta em ver que esse profissional estava buscando novidades em exercícios para implantar na equipe juvenil do Grêmio, da qual é preparador físico. É bom saber que o profissional do futebol esta sabendo das necessidades físicas exigidas nesse esporte, sendo este um esporte dinâmico, em que há aceleração, desaceleração, deslocamentos lateraias e em diagonal, saltos e choques entre os adversários, existe uma demanda proprioceptiva que normalmente não era trabalhada especificamente nos treinamentos.

A participação de um profissional do futebol em meu curso, foi para mim uma grande satisfação, pois isso significa que a tendência de treinamento no futebol já esta mudando, desde a excelente participação de Mark Verstegen na comissão da seleção da Alemanha em 2006, onde implantou uma revolução no futebol, com exercícios de core, yoga, estabilização dinâmica, propriocepção, enfim, o treinamento ficou funcional. Em passagens pelo futebol, trabalhei sempre com exercícios funcionais, exigindo de meus atletas muito equilíbrio, estabilização dos músculos do core, e esse trabalho gerava certa "confusão" entre os demais profissionais, além de ser encarada pelos atletas como uma novidade que aumentava a dificuldade dos treinos.

Então, fica minha dica aos profissionais de futebol, busquem informações sobre o treinamento funcional e apliquem em seus atletas, pois o resultado vai ser uma melhora global desses atletas, onde a performance será ampliada, e ainda devido ao estímulo proprioceptivo, a redução de lesões também será maior.

Parabéns ao professor Rogério Dias Luiz por buscar novidades, estas que já estão integrando a preparação física do Grêmio.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

terça-feira, 1 de setembro de 2009

1° de setembro

Professores/profissionais de educação física, de qualquer uma das tantas áreas de atuação, comemorem nosso dia, busquem realizar cada vez mais os sonhos de cada aluno, tornando acima de tudo a vida mais agradável e saudável.

Acreditem na profissão, corram em busca de seus sonhos, plantem alegria, ética, qualidade, verdade e colham sucesso, refletido no sorriso de todos alunos.

Conquistem seu espaço com muita responsabilidade.

Façam a diferença.

Sejam reais, autênticos e tenham muito sucesso.


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-91984039
fabianopiasssarollo@terra.com.br