terça-feira, 23 de setembro de 2008

Necessidade de Mudança

Pegue sua mão esquerda e coloque-a apoiada em uma superfície, de preferência uma mesa. Levante apenas o seu dedo médio com a mão direita e eleve até onde puder em direção ao dorso da mão, e então empurre o dedo para baixo com a mão direita, e, com certeza o dedo médio esquerdo descerá em direção a mesa , mas com certa resistência.

Relaxe a mão esquerda e faça novamente com a mão direita, porém, não empurre o dedo apenas solte-o e o mesmo baterá fortemente na mesa. Você não se esforçou muito para realizar este movimento, mas mesmo assim gerou uma quantidade de força e potência muito grande em seu dedo utilizando este método. E com certeza, esse movimento gerou mais força do que o primeiro método, certo?

Vá praticando esses dois exemplos ao longo do dia, e seu dedo médio irá cansar, mas incrivelmente vai produzir uma energia mais eficiente no dedo da mão direita, recuperando a força mais rápido, do que, caso o primeiro movimento, o da mão esquerda.

Esse pequeno gesto, serve para ilustrar o que os americanos chamam de elastic power (força elástica). O objetivo é armazenar e liberar energia de forma mais eficiente. Em todos os movimentos do dia-a-dia, utilizamos os componentes elásticos dos músculos, desde a caminhada, a corrida, descer escadas e também nos esportes. Gerar e armazenar mais energia, de forma mais eficente, e com menor esforço, facilita todos os movimentos, seja para o dia-a-dia, ou para o esporte.

Essa elasticidade, é a habilidade de armazenar e liberar energia de forma mais eficiente, é por esse motivo que as pessoas ainda correm maratonas acima de duas horas, pois a enrgia se perde ao longo dos 42 quilomêtros de corrida. O fundamental para a elasticidade muscular é a estabilidade e a mobilidade.

Então voltamos ao exercício do dedo. Imagine se a mão não estivesse estabilizada sobre a mesa. Ao puxar o dedo, a palma da mão se elevaria junto . Se isso ocorresse, não haveria ponto de estabilização, e assim, não haveria alongamento suficiente para gerar energia eficiente sobre o dedo, então perderia-se esse potencial, o que tornará o movimento ineficiente, do ponto de vista de armazenar e produzir energia. Por isso a base está na estabilidade.

Já a mobilidade é a habilidade de levar o dedo para trás, em direção ao dorso da mão, até o limite do movimento, permitindo fluência de movimento e assim um potencial grande de armazenar e gerar energia. A mobilidade é restrita por problemas articulares, lesões, falta de flexibilidade, e trabalho biomecânico realizado de forma ineficiente ao longo dos anos, sem contar também o sedentarismo.

Uma vez que exista harmonia entre a estabilidade e a mobilidade articular, você terá a base da elasticidade. Assim o movimento será mais eficiente, gerando mais força e energia para correr, nadar e pedalar mais rápido. E isso não se restringe apenas ao esporte não, até mesmo quem faz apenas academia para manter a forma pode se beneficiar deste trabalho, tornando seu movimento mais potente e eficiente, o que se refletirá em seu cotidiano, sendo mais funcional para as atividades de vida diária. Com o desenvolvimento da estabilidade e da mobilidade articular, estabelecemos uma base eficiente para para o trabalho de potência.

Falando em potência, que ao meu ver seria o termo similar a elastic power em português, o exercício de puxar e soltar o dedo é um grande exemplo de exercício de potência. E acredito que este trabalho de potência deve ser realizado até mesmo por quem não é atleta, e simplesmente treina na academia. Evidentemente que com todo cuidado que o mesmo exige, aplicando com toda cautela. Mas não é o que se vê nas academias, raramente os professores aplicam treinos de potência e pliometria. Será que pensam que este trabalho é perigoso e causa lesões?

Errado, se a carga deste trabalho for aplicada de forma coerente com a capacidade do aluno e atleta, este irá prevenir as lesões, pois é proprioceptivo. E retornando ao termo elastic power e ao exercício do dedo, este trabalho de potência aumenta a capacidade de armazenar e gerar força.

Mas volto a falar sobre esse assunto em outros posts, pois esse tema é importante e deve ser mais aplicado nas academias e no esporte, mudando a concepção do trabalho, pois isso é uma necessidade para os profissionais, atletas e alunos.

Bons treinos!

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)- 9198-4039/3337-8924
fabianopissarollo@terra.com.br

Um comentário:

  1. César Daniel Flôres31 de julho de 2009 às 17:55

    show de bola...show de bola...criatividade é tudo na nossa profissão..parabéns..vc merece...abração

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!