sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A Bola no Escritório





Já havia visto na televisão e em alguns sites do exterior a bola que utilizamos nos exercícios em escritórios e escolas infantis. A idéia é utilizar a base instável da bola ao invés das cadeiras que acabam tornando nossa postura ruim, e ao longo do dia de trabalho e estudo deixam nossa coluna com dores.
É muito fácil relaxar a postura, eu propriamente quando trabalho no computador, às veze acabo recorrendo a bola para sentar, pois a cadeira é incomôda e deixa minha lombar com dor, eu que faço bastante exercício funcional para prevenir essa situação acabo sentindo às costas, agora imagina quem não faz essa prevenção, passar horas sentado, no final do dia esse indivíduo estará todo retraído, com dores e no mínimo uns 3 cm de estatura menor.
A idéia de utilizar a bola como cadeira está em aproveitar seu potencial, pois sentar na bola é um trabalho ativo para os músculos posturais (principalmente transverso abdominal), e sobre a bola mantemos o corpo ativo, pois se relaxar você perde o equilíbrio, então eu recomendo que a bola seja utilizada por alguns períodos em substituição as cadeiras.
Estas fotos saíram na matéria da Vanessa Nunes no jornal Zero Hora, onde ela fez uma visita ao escritorio do Google em São Paulo, empresa que se preocupa com o bem estar de seus colaboradores, disponibilizando verba para personalizar sua mesa, jogos, videogames, redes e BOLAS!
Tomará que outros gestores prestem atenção e invistam nesse diferencial. Já propuz isso em um escritório em que trabalhei com ginástica laboral, mas a idéia não evoluiu. A tendência é que o mercado melhore e invista em pequenas ações, como essa da bola no escritório, mas por enquanto palmas para o Google.
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039/3337-8924

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!