Abaixo reproduzo entrevista para o Blog meu filho do portal Clic RBS. Espero que gostem, e que as novas mamães voltem a praticar seus treinamentos com segurança, tomará que sirva de estímulo.
Após o parto, qual o melhor exercício?
O bebê acabou de nascer e está mamando bastante, mas você está ansiosa para voltar à boa forma física. Qual a melhor atividade ou quanto tempo deve-se esperar para começar a rotina de exercícios são algumas dúvidas que surgem para quem acabou de dar à luz.
De acordo com o professor de Educação Física Fabiano Piassarollo, o ideal para o retorno às atividades é estar bem de saúde e ter liberação médica. O início da prática deve ser gradativo e com a orientação de um profissional. Confira algumas dicas do educador:
Os cuidados
Quando o parto foi de cesariana, geralmente os médicos recomendam que a mulher faça uma pausa de dois meses para retomar as atividades. Nestes casos, é preciso ter cuidado nos exercícios para o abdômen, pois as camadas deste músculo foram cortadas.
No parto normal a retomada é mais rápida, até duas semanas, mas cada caso depende da liberação do médico a individualidade e de como foi o parto e a gestação. A retomada será sempre mais fácil para mamães que mantiveram os exercícios durante a gravidez.
A roupa ideal
Sempre ao se exercitar procure utilizar uma roupa confortável, que permita amplitude de movimentos.
Atividades físicas mais indicadas
O retorno às atividades é influenciado pela forma como a gestante se comportou durante a gravidez. Caso ela tenha mantido as atividades, o retorno será bem mais fácil, devendo priorizar atividades que tenha afinidade. O ideal é trabalhar a força e resistência muscular (musculação, local, treinamento funcional, pilates), aliada com trabalho aeróbio (caminhada, corrida, natação), equilíbrio e alongamento. Exercícios com bola suíça (Fitball) serão excelentes para o fortalecimento do assoalho pélvico e dos músculos abdominais.
Uma atividade que agrega todas essas capacidades é o treinamento funcional. É possível estimular, inclusive, o exercício funcional com o bebê, em vez de utilizar pesos. Nestes casos, o bebê torna-se a sobrecarga, estimulando o contato entre a mãe e o filho.
Volta ao peso ideal
Para mamães que querem recuperar o peso rapidamente, cuidado para não exagerar na dose. Nas primeiras semanas após o parto a mãe começa a desinchar, perdendo a retenção líquida. É uma fase ótima para o exercício, pois o metabolismo da mamãe está acelerado, principalmente pela amamentação. De acordo com estudos, é possível gastar cerca de 500 calorias por dia somente amamentando.
Anelise Zanoni
Para visualizar a entrevista no Portal Clic RBS acesse o u click no link abaixo: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getPalavra&template=3948.dwt§ion=Blogs&blog=477&coldir=1&busca=1&topo=3994.dwt&uf=1&local=1&pg=1&palavra=fabiano%20Piassarollo
Agradeço a jornalista Anelise Zanoni pela lembrança.
Abraço à todos!
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)9198-4039/3337-8924
fabianopiassarolo@terra.com.br
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Após o parto, qual o melhor exercício?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!