quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Barra em Mesa











A barra em mesa é um excelente exercício para a musculatura dorsal, além dos músculos do CORE, atuando também nos glúteos e extensores do quadril, garantindo o equilíbrio e estabilização central e dos membros inferiores.

A posição inicial é segurar uma barra fixa, em decúbito dorsal, em uma altura em que permita manter um certa distância do solo, de preferência, em uma posição de flexão de joelhos 90°. A pegada na barra é feita de forma que as mãos fiquem ligeiramente mais abertas que a largura dos ombros. Este movimento é uma alternativa para adaptação a barra fixa, e para as mulheres é uma opção efetiva para o condicionamento das costas e dos glúteos.

Além destes benefícios permite variações que irão intensificar o esforço, e assim melhorar o resultado. A primeira delas é elevar uma das pernas flexionando o quadril, estimulando maior esforço nas costas e posterior de coxa e glúteo da perna que fica apoiada no solo. Aumentando a intensidade, flexões de quadril alternadas, elevando uma perna de cada vez enquanto nos elevamos na barra, movimento que favorece também a coordenação. Mais intensidade com os pés apoiados sobre uma banco, e na sequência praticar o movimento com os calcanhares apoiados sobre a bola, o que desenvolve e muito o equilíbrio e força funcional. Ainda é possível segurar uma corda, ao invés da barra, assim a pegada é mais fechada, alternando a ação nos músculos das costas, mas a intensidade é muito grande, exigindo grande controle e força.


Barra em mesa, uma alternativa eficiente e segura para adaptação à tradicional barra fixa. Não posso deixar de mencionar também a estimulação do bíceps. É um exercício realizado com o peso do tronco e de parte dos membros inferiores, o que exige controle motor e equilíbrio, então é aconselhável não prescrever para indivíduos iniciantes.


Bons treinos!

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039/3337-8924











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!