quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Serotonina,humor e controle do apetite

Nessa época do ano em que o verão se aproxima a correria para os exercícios e dietas é normal. Mas não cometam enganos, nem loucuras alimentares e excesso de exercício. Pense na química que rege as emoções, e note que quando estamos estressados a tendência é comermos mais, e principalmente, mais errado. Tudo bem, chope e petiscos vão muito bem, mas somente em excessões.

Somos regidos por hormônios e neurotransmissores que afetam as reações e nosso humor, inclusive regem o que comemos, e quanto mais cortisol ( hormônio relacionado com o estresse) produzimos, maior será a circunferência da cintura.

Dado curioso, segundo os médicos ROIZEN e OZ, cerca de 95% da serotonina do organismo são encontrados nos intestinos, enquanto o sistema nervoso central tem apenas 2% a 3%. Vale lembrar que a serotonina é a substância química/neurotransmissor, que ajuda a controlar a depressão. Essa descoberta revela também por que ficamos bem humorados quando comemos certos tipos de alimentos, por exemplo, o chocolate.

O humor dita o que comemos, então há uma forte relação entre comida e a personalidade, nos levando a comer certos tipos de alimento. Por exemplo a supra-renal estressada, pode enviar sinais para que a pessoa sinta vontade de comer sal (alimentos salgados).

Veja então:

Vontade de comer... Talvez esteja...

Carne ou alimentos crocantes e duros Zangado

Açúcar Deprimido

Alimentos macios e doces, como sorvete Ansioso

Alimentos salgados Estressado

Alimentos que "enchem", como massas, biscoitos e salgados Solitário

Toda e qualquer coisa Com inveja


Os hormônios cerebrais que controlam as emoções influenciam no apetite. O ideal é aliar um controle nutrional com exercício físico, pois os exercício é um excelente regulador hormonal e, é responsável também por uma sensação de relaxamento, é ótimo aliado para controle do estresse. Eu, por exemplo, quando corro, sinto como se estivesse meditando, é um excelente remédio, e também após um treino funcional, sinto um enorme relaxamento e sensação de muita paz e tranqüilidade.

Então é isso, controle a alimentação, pratique seus exercícios e reduza seu estresse, vivendo o agora, de forma plena, conquistando muita saúde sem excesso de medidas. Em breve abordarei mais sobre alimentação e demais hormônios e neurotransmissores que afetam nossa realçaõ com alimentos, humor e exercício.

Trilha do post Jerry Cantrell com Angel Eyes: http://www.youtube.com/watch?v=C1XpLlNcGE4


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!